Mostra fotográfica no Santo Antônio Além do Carmo vai homenagear Mãe Carmen do Gantois, Mãe Ana de Xangô e Egbomi Nice

Mostra fotográfica no Santo Antônio Além do Carmo vai homenagear Mãe Carmen do Gantois, Mãe Ana de Xangô e Egbomi Nice

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Divulgação

Publicado em 05/12/2024 às 12:33 / Leia em 3 minutos

Com a proposta de valorizar e reverenciar o legado das mulheres que contribuem para a preservação e reverberação das religiões de matriz africana, o M.E. Ateliê da Fotografia lança o seu calendário anual junto a uma exposição, que terão como temática “Mães do Mundo – Mulheres de Axé”. O evento acontece no próximo dia 12 de dezembro, a partir das 19h30, no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador.

A exposição, que compõe as atividades do tema, conta com artistas convidados que terão a oportunidade de expor obras autorais. O projeto tem uma seleção de 13 imagens de mulheres que fazem parte do universo do candomblé, sejam elas Mães de Santo ou não, e que tenham atuação ou trabalho sociocultural relevante na comunidade onde atuam. Entre os grandes destaques, estão Mãe Carmen do Gantois, Egbomi Nice e Mãe Ana de Xangô.

Conhecida por Mãe Carmen do Gantois ou Mãe Carmen de Oxalá, Carmen Oliveira da Silva comanda o Candomblé do Ilé Iá Omi Axé Iamaxé, Terreiro do Gantois, em Salvador, desde que assumiu o posto de Ialorixá. Sendo iniciada no Candomblé para Oxalá, ao longo dessa trajetória, desempenha um papel fundamental na preservação das tradições de sua família, que possui ancestralidade africana, dando seguimento à missão que os Orixás designaram. Por seu trabalho, a Ialorixá já recebeu a Medalha 02 de Julho, pela Prefeitura Municipal de Salvador, entregue a personalidades baianas de destaque.

Outro nome na exposição é Egbomi Nice, uma das principais lideranças religiosas da Bahia, com história marcada pela defesa da cultura afro-brasileira. Mãe Egbomi recebeu a medalha Zumbi dos Palmares na Câmara Municipal de Salvador e foi a primeira ialorixá a ganhar uma comenda no Ministério Público da Bahia. Egbomi Nice tem cargo no Terreiro da Casa Branca, é IYÁ MASSÔ OYÁ- OXUM e IYÁ LULURE, no Rio de Janeiro, e Mãe ANIRERÊ da Casa de OXUMARÊ, em Salvador.

Já Ana Verônica Bispo dos Santos, conhecida como Mãe Ana de Xangô, é a sexta Ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá em Salvador. Iniciada no candomblé com 23 anos por Mãe Stella de Oxóssi, é pedagoga e tinha como cargo anterior ao de Ialorixá, Otum Ogalá (substituta da responsável por cantar cânticos do Candomblé). Ela foi escolhida como líder religiosa do terreiro em dezembro de 2019,  após o jogo de Ifá realizado por Balbino Daniel de Paula.

A mostra também conta com fotografias de Vovó Cici, da Fundação Pierre Verger; Edvana Carvalho; Mãe Ana, do Ilê Axé Opô Afonjá; Mãe Filhinha, da Irmandade da Boa Morte; Negra Jhô; Rita Santos, Coordenadora Nacional da ABAM; Luedji Luna; e Dete Lima, do Ilê Aiyê.

Entre os artistas convidados, estão Goya Lopes, com ilustração no calendário e na exposição; Bida, com temática sobre Yansã; Oliver Dórea, sobre Ewa; Willi Carvalho, Oxum; Rodrigo Neri, Nanã; além de Junior Pakapin e Necko, com obras com foco em Iemanjá; Luciana Galeão, com releitura do Pano da Costa; e Faraó Tattoo, com um mosaico.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia