Lisboa conquista, pela primeira vez, o prêmio de World’s Leading Heritage City Destination e, pela segunda vez, o World’s Leading City Break Destination, em 2024, na 31ª edição dos World Travel Awards. A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada no último dia 24, na ilha do Funchal, na Madeira.
Em entrevista ao Alô Alõ Bahia, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, afirma que “Lisboa é, hoje, símbolo de autenticidade, excelência e modernidade. A dupla distinção reflete a singularidade da cidade, onde a riqueza histórica e cultural se alia a uma constante inovação. Tal reconhecimento internacional reforça ainda o papel de Lisboa enquanto destino de excelência, e destaca a importância da preservação do seu patrimônio”.
Nos últimos anos, Lisboa tem apostado em ações de reabilitação e preservação das suas atrações culturais, um esforço que é agora reconhecido, pela primeira vez, com o prêmio de World’s Leading Heritage City Destination. A rica herança histórica e cultural da cidade é indiscutível, reflexo de diferentes civilizações e momentos marcantes na história de Portugal. Vale destacar o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, a Paisagem Cultural de Sintra e o Real Edifício de Mafra, classificados como Patrimônio Mundial da UNESCO. A alma da cidade, o Fado, é também reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade.
Lisboa fortalece também o seu potencial enquanto destino para escapadinhas, recebendo pela segunda vez esta distinção. Com voos diretos a partir de diversas capitais mundiais, temperaturas amenas durante todo o ano, uma oferta diversificada de atrações turísticas e culturais e excelentes acessos, estão reunidas todas as condições para atrair turistas de todo o mundo.
Os World Travel Awards, apelidados de “Óscares do Turismo”, distinguem anualmente a excelência alcançada por destinos turísticos, empresas hoteleiras, companhias aéreas e outras entidades relacionadas com a indústria do turismo. Estes prêmios representam uma chancela de qualidade e um selo de prestígio para aqueles que se destacam em proporcionar o melhor que a indústria do turismo tem para oferecer a nível global.
Sobre a Associação Turismo de Lisboa (ATL):
Criada em 1997, a ATL é uma entidade privada sem fins lucrativos com mais de 800 associados que se dedicam, no todo ou parcialmente, à economia do Turismo da região, com a missão de promover Lisboa como destino turístico de excelência.