‘Cantigas de Candomblé em Ópera’: concerto gratuito une canto ancestral ao lírico em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

29/11/2024 a 06/12/2024

19:00

Casa do Benin, Rua Padre Agostinho Gomes, 17, Pelourinho

O Núcleo de Ópera da Bahia (NOP) finaliza a sua temporada de 2024 com um concerto que une o canto ancestral do candomblé à técnica refinada do canto lírico. Apresentado originalmente na França em 2019, o “Cantigas de Candomblé em Ópera” tem concepção e supervisão artística de Aldo Brizzi. O espetáculo será apresentado pela primeira vez no Brasil – e gratuitamente – nos dias 29 de novembro e 6 de dezembro, às 19h, na Casa do Benin, no Pelourinho, em Salvador.

No repertório, cantigas de candomblé e músicas sincréticas, como “Ogum/Santo Antônio”. Os cânticos puros de tradição africana ganham arranjos que misturam de duas e três vozes, produzindo um novo encantamento sem renunciar à energia de sua origem. Assim, o NOP adentra ao universo sagrado do candomblé, em uma releitura ousada das canções, sob a tônica do canto erudito.

NOP apresenta em Salvador, pela primeira vez no Brasil, o espetáculo “Cantigas de Candomblé em Ópera” | Foto: Divulgação

No palco, as vozes do babalorixá Josehr Santos e de Irma Ferreira, Graça Reis e Milla Franco são acompanhadas pela percussão de Brenda Silva, Luan Badaró e Alin Gonçalves. O lírico, portanto, abraça a vibração dos ritmos tradicionais, em uma celebração de fé e arte que transcende fronteiras culturais.

O espetáculo une a ancestralidade africana ao canto lírico | Foto: Divulgação

“Cantigas de Candomblé em Ópera” reflete o compromisso do NOP em promover a ópera de raiz afro, gesto que consolida sua trajetória como uma companhia única no cenário artístico brasileiro. Fundado em 2016, o NOP se dedica a explorar as conexões entre a música clássica e as tradições afro-brasileiras.

Compartilhe

Ivete Sangalo diverte a plateia ao brincar com o balé durante o Festival de Verão

Única artista em todas as edições, Ivete agradece em show lotado no Festival de Verão: ‘Que sorte essa minha’

Festival de Verão 2026 começa em Salvador com shows de grandes nomes da música brasileira; veja fotos

Caetano Veloso canta com filhos e recebe neto no palco do Festival de Verão

No Festival de Verão, ex-BBB Isabelle Nogueira confirma presença no Carnaval de Salvador

‘A Bahia sempre traz aquele axé’, diz Débora Nascimento em quarta vez no Festival de Verão

No Festival de Verão, Marcelo Sangalo revela lado festeiro: ‘A gente gosta de uma festinha’

Taís Araújo marca presença no primeiro dia do Festival de Verão 2026 em Salvador durante férias em Busca Vida

BaianaSystem faz Baile da Pirataria em São Paulo

Nicole Bahls fala de relação com a Bahia: ‘Recarrega tudo o que precisa’

Aos 84 anos, Ney Matogrosso leva ‘Bloco na Rua’ ao Festival de Verão

Rachel Reis canta com Márcio Victor em estreia no Festival de Verão

Margareth Menezes exalta Festival de Verão: ‘Patrimônio da nossa música’

VÍDEO: Rayssa Leal canta e dança com Léo Foguete em festa luxuosa de 18 anos

A sereiona está on! Rachel Reis estreia no Festival de Verão com ‘Coisa Rara’

Gizelly Bicalho revela sonho de participar do Festival de Verão: ‘Realizando um sonho de adolescente’

Gretchen chega a Salvador e afirma: “Dormi e acordei sendo o hit do verão desse ano”

Lucas Leto exalta carinho do público baiano após novela: ‘É um reconhecimento com orgulho’

Bahia ganhará novo hospital estadual em Maracás com investimento de R$ 50 milhões

Destaque em novela da Globo, Gabriela Loran revela que já morou em Salvador: ‘Minha casa’

Calor próximo de 40°C acende alerta para o coração; veja os riscos

Anitta arrasa com look inspirado em escorpião para show em Campinas

Luciele Di Camargo explica retirada de silicone dos seios: ‘Muito melhor’

Yudi Tamashiro vende mansão avaliada em R$ 6 milhões, em SP

Rayssa Leal celebra 18 anos com festa de luxo, famosos e discurso emocionante

Rival de Alberto Cowboy no ‘BBB 7’, Diego Alemão critica atitudes de brother no ‘BBB 26’: ‘Ele não aprende’

Irmã de Bruna Biancardi defende esposa de Neymar após polêmica: ‘Tanta besteira’

Em visita a Salvador, governador de Minas, Romeu Zema, elogia pão delícia

Rodrigo Santoro desembarca em praia na Bahia para comemorar aniversário de 38 anos da esposa

Confira a ordem das atrações do Festival de Verão 2026

Europa aposta em rede de trens de alta velocidade para unificar o continente

Elaine Mickely será avó pela primeira vez: ‘Vou fazer muito mais do que fiz pelos meus filhos’