‘Cantigas de Candomblé em Ópera’: concerto gratuito une canto ancestral ao lírico em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

29/11/2024 a 06/12/2024

19:00

Casa do Benin, Rua Padre Agostinho Gomes, 17, Pelourinho

O Núcleo de Ópera da Bahia (NOP) finaliza a sua temporada de 2024 com um concerto que une o canto ancestral do candomblé à técnica refinada do canto lírico. Apresentado originalmente na França em 2019, o “Cantigas de Candomblé em Ópera” tem concepção e supervisão artística de Aldo Brizzi. O espetáculo será apresentado pela primeira vez no Brasil – e gratuitamente – nos dias 29 de novembro e 6 de dezembro, às 19h, na Casa do Benin, no Pelourinho, em Salvador.

No repertório, cantigas de candomblé e músicas sincréticas, como “Ogum/Santo Antônio”. Os cânticos puros de tradição africana ganham arranjos que misturam de duas e três vozes, produzindo um novo encantamento sem renunciar à energia de sua origem. Assim, o NOP adentra ao universo sagrado do candomblé, em uma releitura ousada das canções, sob a tônica do canto erudito.

NOP apresenta em Salvador, pela primeira vez no Brasil, o espetáculo “Cantigas de Candomblé em Ópera” | Foto: Divulgação

No palco, as vozes do babalorixá Josehr Santos e de Irma Ferreira, Graça Reis e Milla Franco são acompanhadas pela percussão de Brenda Silva, Luan Badaró e Alin Gonçalves. O lírico, portanto, abraça a vibração dos ritmos tradicionais, em uma celebração de fé e arte que transcende fronteiras culturais.

O espetáculo une a ancestralidade africana ao canto lírico | Foto: Divulgação

“Cantigas de Candomblé em Ópera” reflete o compromisso do NOP em promover a ópera de raiz afro, gesto que consolida sua trajetória como uma companhia única no cenário artístico brasileiro. Fundado em 2016, o NOP se dedica a explorar as conexões entre a música clássica e as tradições afro-brasileiras.

Compartilhe

Anderson Müller se emociona ao falar do marido: “Na minha geração, a gente não tinha o direito de assumir nada”

João Vicente de Castro revela novo romance: ‘Estamos nos conhecendo’

Ariana Grande manda recado aos fãs brasileiros após cancelar presença na pré-estreia de ‘Wicked Parte 2’: ‘Vou compensar vocês’

Milton Nascimento ainda não foi informado sobre a morte de Lô Borges, seu parceiro no Clube da Esquina

Segundo dia do Global Artivism ocupa espaços do Pelourinho com celebração da cultura afro-brasileira

Salvador registra em outubro o triplo da chuva esperada e quebra recorde histórico

Aposta de Salvador acerta os 15 números da Lotofácil e leva mais de R$ 860 mil

SBT confirma Gisele Bündchen no ‘Teleton’

Daniela Mercury celebra força do cinema nordestino em pré-estreia de ‘O Agente Secreto’, em Salvador

Kleber Mendonça Filho fala sobre sucesso de ‘O Agente Secreto’ e planos de filmar em Salvador: ‘Por que não?’

Com estreia nesta semana, saiba onde assistir a ‘O Agente Secreto’ em Salvador

Wagner Moura participa de pré-estreia de O Agente Secreto em Salvador e canta com O Kanalha:‘ Parece carnaval’

Leonardo DiCaprio fala da importância da COP30 e da Amazônia para mundo: ‘Nosso futuro depende disso’

Wagner Moura participa de pré-estreia de O Agente Secreto em Salvador e fala sobre o orgulho de ser baiano

Presidente da França participa da abertura de festival nesta quarta em Salvador

Americanas anuncia Black Friday com descontos de até 80% na Bahia

Hospital Municipal do Homem de Salvador realiza ações e atendimentos gratuitos no Novembro Azul

Esposa de Felipe Simas diz que já orou para ator não conseguir papel: “É difícil e mexe com a nossa família”

“O Agente Secreto” estreia nesta quinta em mais de 700 cinemas do Brasil

Ana Furtado celebra aniversário de Boninho com declaração emocionante

Fabiana Justus enfrenta novo problema de saúde e desabafa: “Derrubada”

Yuri Lima, ex de IZA, volta ao futebol após aposentadoria

“Formato que não me atraía e não despertava interesse”, diz Rodrigo Bocardi após demissão da Globo

Boninho ganha declaração romântica de Ana Furtado em data especial: “Amor, meu grande amor”

Viih Tube e Eliezer fazem dia do ‘cabelo maluco’ com os filhos, Lua e Ravi; veja fotos

Brasil terá uma nova capital em novembro; entenda

Espetáculo “Auto da Compadecida” encerra temporada em Salvador neste fim de semana

Ricky Vallen apresenta novo show em Salvador neste fim de semana

Salvador adere a iniciativa internacional para reduzir emissões de metano

Gabrielzinho da natação paralímpica comemora um ano de namoro com post romântico

Galã dos anos 90, Roberto Bataglin faz 63 anos e investe em outra profissão após largar novelas

Muncab tem programação especial durante o ‘Festival Nosso Futuro’; confira