‘Cantigas de Candomblé em Ópera’: concerto gratuito une canto ancestral ao lírico em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

29/11/2024 a 06/12/2024

19:00

Casa do Benin, Rua Padre Agostinho Gomes, 17, Pelourinho

O Núcleo de Ópera da Bahia (NOP) finaliza a sua temporada de 2024 com um concerto que une o canto ancestral do candomblé à técnica refinada do canto lírico. Apresentado originalmente na França em 2019, o “Cantigas de Candomblé em Ópera” tem concepção e supervisão artística de Aldo Brizzi. O espetáculo será apresentado pela primeira vez no Brasil – e gratuitamente – nos dias 29 de novembro e 6 de dezembro, às 19h, na Casa do Benin, no Pelourinho, em Salvador.

No repertório, cantigas de candomblé e músicas sincréticas, como “Ogum/Santo Antônio”. Os cânticos puros de tradição africana ganham arranjos que misturam de duas e três vozes, produzindo um novo encantamento sem renunciar à energia de sua origem. Assim, o NOP adentra ao universo sagrado do candomblé, em uma releitura ousada das canções, sob a tônica do canto erudito.

NOP apresenta em Salvador, pela primeira vez no Brasil, o espetáculo “Cantigas de Candomblé em Ópera” | Foto: Divulgação

No palco, as vozes do babalorixá Josehr Santos e de Irma Ferreira, Graça Reis e Milla Franco são acompanhadas pela percussão de Brenda Silva, Luan Badaró e Alin Gonçalves. O lírico, portanto, abraça a vibração dos ritmos tradicionais, em uma celebração de fé e arte que transcende fronteiras culturais.

O espetáculo une a ancestralidade africana ao canto lírico | Foto: Divulgação

“Cantigas de Candomblé em Ópera” reflete o compromisso do NOP em promover a ópera de raiz afro, gesto que consolida sua trajetória como uma companhia única no cenário artístico brasileiro. Fundado em 2016, o NOP se dedica a explorar as conexões entre a música clássica e as tradições afro-brasileiras.

Compartilhe

Kleber Mendonça Filho leva ‘Tânia Maria de papelão’ para passear por Los Angeles antes do Oscar

Carlinhos Brown comanda noite de encerramento do Festival Música em Trancoso

Capitão Nascimento, Boca, Pablo Escobar… Vitória homenageia Wagner Moura na véspera do Oscar 2026

Sophia Abrahão e Sérgio Malheiros compartilham cliques românticos em viagem a Itacaré

Oscar 2026: Academia revela palco e assento reservado para Wagner Moura

Lázaro Ramos e Wagner Moura se encontram em Los Angeles antes do Oscar 2026

Morre filha de Amado Batista, aos 46 anos: ‘Dor mais profunda que já senti’, diz cantor

Concurso elege sósia de Wagner Moura em Salvador e entrega troféu ‘O Molho’

Em Los Angeles, Lázaro Ramos celebra conquistas de Wagner Moura antes do Oscar: ‘Meu irmão do coração’

Saiba o valor do look recusado por Ana Paula Renault no BBB 26

Selton Mello relembra vitória de ‘Ainda Estou Aqui’ no Oscar e compartilha fotos inéditas

Nora de Elaine Mickely e César Filho fala sobre momento em que descobriu gravidez: “Na primeira vez que tentamos”

Grávida, Lore Improta mostra rotina de treino e desabafa: “Mamãe foi uma guerreira”

Como o Caminho das Árvores deixou de ser um bairro tradicional de casas para virar o centro de lojas de decoração

BRT de Salvador transportou mais de 400 mil passageiros durante as festas de verão

Conheça o Greenroom do Oscar, sala secreta usada por indicados e vencedores nos bastidores da premiação

Hospital Estadual do Litoral Norte será entregue em maio e ampliará assistência para 34 municípios

Bolsonaro tem piora da função renal e aumento de inflamação, diz boletim médico

Amado Batista recebe mensagens de apoio após morte da filha Lorena

Paciente que perdeu movimentos recebe tratamento experimental com polilaminina em Salvador

Salvador recebe evento com test drive de modelos de alta performance da montadora global GWM; veja fotos

Luciano Huck resgata foto do primeiro encontro com Angélica: ‘Histórico’

Léo Santana acompanha Lore Improta em ultrassom e se surpreende com semelhança do filho com Liz

Léo Santana anuncia show do Paggodin em maio na área externa do MAM – Solar do Unhão

Após piora na função renal, Jair Bolsonaro está estável e se alimenta com dieta pastosa

Missa relembra oito anos do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes

Lázaro Ramos mostra momento em que recebeu autorização para participar do Oscar: “Maior tensão”

Daniela Mercury curte descanso no sul da Bahia e adianta: “Volto com novidades”

Graciele Lacerda abre álbum de férias na fazenda com a pequena Clara, sua filha com Zezé di Camargo; veja

Filho de Marília Mendonça e Murilo Huff, Léo encanta ao participar do seu primeiro campeonato de karatê

BRT Salvador transportou mais de 400 mil pessoas nas festas de verão da capital baiana

JVF promove experiência de yoga em meio à natureza no Caminho das Árvores; veja fotos