Rapper Djonga estará em Cajazeiras, em Salvador, para participar de festa literária

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

05/12/2024 a 07/12/2024

Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, Rua Valdemar Magalhães Matos, 280A, Fazenda Grande 2

Diretamente de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o rapper Djonga, um dos maiores nomes do hip hop nacional, confirmou presença na terceira edição da FLICAJ – Festa Literária de Cajazeiras, marcada para acontecer de 5 a 7 de dezembro, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador. O mineiro, reconhecido por suas rimas afiadas e crítica social contundente, trará sua energia e autenticidade ao evento, cujo mote celebra as africanidades brasileiras e a cultura periférica.

Cria da periferia, Gustavo Pereira Marques nasceu na Favela do Índio, na capital mineira, e se criou nos bairros São Lucas e Santa Efigênia, na região leste de lá. Essa bagagem permitiu ao rapper a construção de uma carreira que preza pela representatividade e pela capacidade de dialogar com a realidade suburbana. De “Heresia“, disco de 2017, à demotape “Inocente”, de 2023, Djonga tem se reiventado, sem jamais cortar o elo umbilical com suas raízes. Seu som une batidas pulsantes e letras que refletem questões sociais, e o consolidou como uma das forças mais expressivas do rap brasileiro.

Mesmo que tenha mudado de nome, a FLICAJ deste ano quer continuar a ser um espaço de convergência cultural. Para tanto, a antiga FLIN reúne grandes nomes da literatura e da música, e, com elas, promove oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas. Em 2024, a FLICAJ será norteada pelo tema “Africanidades Brasileiras e Cultura Periférica” em busca da exaltação das raízes africanas e das manifestações culturais das periferias brasileiras.

Durante os três dias de programação, Cajazeiras vira um território vivo de arte e resistência e reafirma seu papel como centro cultural. A presença de Djonga, portanto, promete ser um dos momentos mais aguardados do evento, valendo-se da força do rap para dialogar com a literatura e outras expressões artísticas.

Compartilhe

Feira Noise 2025: festival com Tássia Reis, Maglore e MC Taya começa nesta quarta (19); veja a programação

Com cenas gravadas na Bahia, “O Filho de Mil Homens” estreia na Netflix com Rodrigo Santoro

Inmet emite alerta de tempestade com granizo para Bahia e mais oito estados; confira

Casa Castanho encerra atividades no Rio Vermelho; espaço abrigará novo restaurante conceitual

Pedágio da BA-099 terá novos valores a partir deste sábado (22); veja preços

Sabrina Sato exalta relação da filha com o ator Nicolas Prattes: “Amor que aumenta a cada dia”

Governo da Bahia e Prefeitura de Salvador decretam ponto facultativo nesta sexta (21) após feriado da Consciência Negra

Prefeituras de Salvador e Belém reagem a declaração de chanceler alemão com campanha conjunta nas redes: ‘Se saia’

Novas linhas de ônibus passam a circular em Salvador nesta quarta-feira; confira mudanças

Grávida, Lore Improta homenageia Mestre Ciça em ensaio da Viradouro

João Gomes realiza sonho antigo ao acompanhar jogo da NBA na primeira fila

Consciência Negra: veja o funcionamento de shoppings e mercados em Salvador e RMS no feriado

Palavra do ano é escolhida e tem relação com Taylor Swift; saiba qual

Vai dar sol no feriado da Consciência Negra? Veja a previsão para Salvador e toda a Bahia

Ary Mirelle abre álbum de fotos em Orlando ao lado de João Gomes e se declara: ‘Mais feliz ao seu lado’

Brasil falha em pênalti e encerra ano com empate diante da Tunísia

Inep anula três questões do Enem 2025 e aciona PF após suspeita de vazamento

Victor Alexandre aproveita praia do Litoral Norte antes de voltar aos EUA: ‘Temporada massa no Brasil’

Ricky Martin revela que quer voltar ao Brasil para curtir Carnaval: ‘Ainda mais agora solteiro’

Ilê Aiyê e Pagode do Muniz fazem show gratuito na Caminhada da Consciência Negra em Sussuarana

Após Título de Cidadã Soteropolitana, Zezé Motta almoça em restaurante famoso e revela prato favorito: ‘É especial’

INSS começa devolução de descontos indevidos para herdeiros e pensionistas; veja como solicitar

Vamos? Praia do Forte recebe corrida promovida pelo Grupo Hiperideal

Emprego: Salvador tem 218 vagas com salários de até R$ 5,1 mil nesta quarta (19)

Saiba como resgatar dinheiro investido no Banco Master

Vamos? Os Paralamas do Sucesso apresentam show “Paralamas Clássicos” na Concha Acústica neste domingo

Mais de 600 mil veículos devem circular nas rodovias Bahia Norte e Litoral Norte no feriado da Consciência Negra

Zezé Di Camargo diverte Graciele Lacerda ao imitar filha: ‘Quero mamar’

Quem é Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, preso pela Polícia Federal

Morre Madonna, cadelinha famosa no campus da Ufba

Salvador e Belém se unem em campanha contra a xenofobia e internautas reagem: “Nada melhor que um tacacá e um acarajé”

Começou! Salvador recebe 1º Festival da Lambreta com circuito de bares no Centro Histórico