Rapper Djonga estará em Cajazeiras, em Salvador, para participar de festa literária

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

05/12/2024 a 07/12/2024

Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, Rua Valdemar Magalhães Matos, 280A, Fazenda Grande 2

Diretamente de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o rapper Djonga, um dos maiores nomes do hip hop nacional, confirmou presença na terceira edição da FLICAJ – Festa Literária de Cajazeiras, marcada para acontecer de 5 a 7 de dezembro, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador. O mineiro, reconhecido por suas rimas afiadas e crítica social contundente, trará sua energia e autenticidade ao evento, cujo mote celebra as africanidades brasileiras e a cultura periférica.

Cria da periferia, Gustavo Pereira Marques nasceu na Favela do Índio, na capital mineira, e se criou nos bairros São Lucas e Santa Efigênia, na região leste de lá. Essa bagagem permitiu ao rapper a construção de uma carreira que preza pela representatividade e pela capacidade de dialogar com a realidade suburbana. De “Heresia“, disco de 2017, à demotape “Inocente”, de 2023, Djonga tem se reiventado, sem jamais cortar o elo umbilical com suas raízes. Seu som une batidas pulsantes e letras que refletem questões sociais, e o consolidou como uma das forças mais expressivas do rap brasileiro.

Mesmo que tenha mudado de nome, a FLICAJ deste ano quer continuar a ser um espaço de convergência cultural. Para tanto, a antiga FLIN reúne grandes nomes da literatura e da música, e, com elas, promove oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas. Em 2024, a FLICAJ será norteada pelo tema “Africanidades Brasileiras e Cultura Periférica” em busca da exaltação das raízes africanas e das manifestações culturais das periferias brasileiras.

Durante os três dias de programação, Cajazeiras vira um território vivo de arte e resistência e reafirma seu papel como centro cultural. A presença de Djonga, portanto, promete ser um dos momentos mais aguardados do evento, valendo-se da força do rap para dialogar com a literatura e outras expressões artísticas.

Compartilhe

Brasileiros vencem Arnold UK e recebem troféus das mãos do próprio Schwarzenegger

Inmet coloca mais de 200 cidades da Bahia, incluindo Salvador, em alerta amarelo de chuvas nesta segunda (30)

Procissão de Domingo de Ramos reúne fiéis no Centro Histórico de Salvador

Obras de Renoir, Cézanne e Matisse são roubadas de museu na Itália

Simone Mendes vence “Música do Ano” e celebra prêmio no “Melhores do Ano”

Pai e filho morrem em queda de avião em Rio Claro, no sul fluminense

Tony Bellotto homenageia médico após cirurgia durante show dos Titãs em SP

Ivete Sangalo comenta presença de Leo Dias e Sonia Abrão no “Melhores do Ano”: “sabem mais da minha vida”

Filhos de Luciano Huck e Angélica chamam atenção no “Melhores do Ano”

Dom Lambão passa por reforma e se consolida como referência em frutos do mar

Robô rege orquestra na Avenida Paulista ao lado de maestro João Carlos Martins; veja vídeo

Salvador tem chuva acima do esperado para março; veja bairros mais afetados nas últimas 24h

Leo Prates lança livro sobre gestão durante a pandemia e relatos da linha de frente em Salvador

Chuvas persistem em Salvador, mas tendência é de melhora a partir desta segunda-feira (30)

Salvador 477 anos: Primeira rua do Brasil, Rua Chile vive renascimento no Centro Histórico

Ivete Sangalo mostra bastidores do Melhores do Ano e celebra indicação à Música do Ano

Maria Bethânia celebra aniversário de Salvador com vídeo antigo em casa histórica na Gamboa

Carlinhos Brown mostra bastidores com família durante participação no show de Marisa Monte em Salvador

Keukenhof reabre na Holanda e celebra primavera com festival das tulipas

Salvador 477 anos: moradores e turistas se declaram para a cidade em especial do Alô Alô Bahia

Alberto Cowboy é eliminado do BBB 26 com 67,95% dos votos

Salvador celebra 477 anos com “Volta no Dique” e show do Mudei de Nome

Salvador 477 anos: Camila Marinho e Emerson Ferretti abrem o coração sobre o amor pela capital baiana

Filha de Carlos e Iara Jereissati celebra 15 anos com festa em São Paulo

No Domingo de Ramos, Bruno Reis destaca avanços e aposta no turismo religioso em Salvador

Licia Fabio destaca energia de Salvador em vídeo especial pelos 477 anos da cidade

Abaeté ganha memorial e inicia nova etapa de requalificação em Salvador

Mesmo com chuva, Pipoca do Mudei de Nome arrasta foliões no Dique do Tororó

Pedal da Cidade reúne ciclistas na orla de Salvador em celebração aos 477 anos

Ticiana Villas Boas abre álbum em Salvador e compartilha roteiro cultural

Salvador 477 anos: ACM Júnior elege bairro do Centro como lugar mais marcante na cidade

Neojiba faz apresentação especial na rodoviária em homenagem ao aniversário de Salvador