Rapper Djonga estará em Cajazeiras, em Salvador, para participar de festa literária

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

05/12/2024 a 07/12/2024

Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, Rua Valdemar Magalhães Matos, 280A, Fazenda Grande 2

Diretamente de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o rapper Djonga, um dos maiores nomes do hip hop nacional, confirmou presença na terceira edição da FLICAJ – Festa Literária de Cajazeiras, marcada para acontecer de 5 a 7 de dezembro, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador. O mineiro, reconhecido por suas rimas afiadas e crítica social contundente, trará sua energia e autenticidade ao evento, cujo mote celebra as africanidades brasileiras e a cultura periférica.

Cria da periferia, Gustavo Pereira Marques nasceu na Favela do Índio, na capital mineira, e se criou nos bairros São Lucas e Santa Efigênia, na região leste de lá. Essa bagagem permitiu ao rapper a construção de uma carreira que preza pela representatividade e pela capacidade de dialogar com a realidade suburbana. De “Heresia“, disco de 2017, à demotape “Inocente”, de 2023, Djonga tem se reiventado, sem jamais cortar o elo umbilical com suas raízes. Seu som une batidas pulsantes e letras que refletem questões sociais, e o consolidou como uma das forças mais expressivas do rap brasileiro.

Mesmo que tenha mudado de nome, a FLICAJ deste ano quer continuar a ser um espaço de convergência cultural. Para tanto, a antiga FLIN reúne grandes nomes da literatura e da música, e, com elas, promove oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas. Em 2024, a FLICAJ será norteada pelo tema “Africanidades Brasileiras e Cultura Periférica” em busca da exaltação das raízes africanas e das manifestações culturais das periferias brasileiras.

Durante os três dias de programação, Cajazeiras vira um território vivo de arte e resistência e reafirma seu papel como centro cultural. A presença de Djonga, portanto, promete ser um dos momentos mais aguardados do evento, valendo-se da força do rap para dialogar com a literatura e outras expressões artísticas.

Compartilhe

Ta rolando? Jogador do Corinthians agita rumores de romance com Maisa

BBB 26: Jonas admite dúvida sobre sentimentos em relação a Ana Paula e instiga web: ‘Apaixonado’

Emanuelle Araújo volta às novelas após 7 anos em nova trama da Globo

Ex-galã de ‘Malhação’, irmão de Luciana Gimenez volta a morar com a mãe após desemprego

Dona da Yoki, General Mills vende operação no Brasil para 3corações por R$ 800 milhões

Defesa de Jair Bolsonaro volta a pedir prisão domiciliar por motivos de saúde

Das ruas a palestrante internacional: livro de Maya Lygya será lançado na Bienal da Bahia

Bolsonaro tem melhora clínica e diminuição na inflamação, diz boletim

Grife de luxo Bottega Veneta desembarca no Nordeste com pop-up inédita; saiba onde

Edna Sara Cerqueira toma posse como procuradora de Justiça do MPBA

Filmes brasileiros em 2026: veja os destaques que podem manter o país em alta no exterior

Deville Prime Salvador prepara almoço especial e programação para o feriado de Páscoa

Graciele Lacerda encanta ao mostrar filha Clara aprendendo a rezar; veja

Luma de Oliveira chama polícia após confusão envolvendo som alto em praia: ‘Fazer valer a lei’

UFRB assina ordem de serviço para construção do Campus Dona Canô, em Santo Amaro; local abrigará o CECULT

Camarote Salvador celebra impacto sustentável e social após edição de 2026

Bahia vence Vitória em clássico histórico de cinco gols pelo Campeonato Brasileiro Feminino

Profissionais da França e da Bélgica participam de imersão em Porto Seguro com foco no turismo

Ex-Masterchef baiana é detonada após criticar Gil do Vigor: ‘Gay caricato’

Homem usa ChatGPT para vender casa e fecha negócio em 5 dias nos EUA

Cinema brasileiro vive auge, mas especialistas veem dificuldade em repetir feitos recentes no Oscar 2027

Você sabia? Alberto Cowboy já foi candidato a vereador em Minas Gerais

Museu da Misericórdia sedia exposição com mais de 60 obras para celebrar os 477 anos de Salvador

Em entrevista a Lázaro Ramos, Andrea Beltrão defende silêncio e vulnerabilidade: “não saber o que dizer é fundamental”

Chope verde e música ao vivo: cervejaria baiana celebra St. Patrick’s Day

BBB 26: Marciele e Jordana rompem aliança após Sincerão e trocam farpas

De Wagner Moura a Kleber Mendonça Filho: os próximos trabalhos dos brasileiros pós-Oscar

Com investimento de mais de R$ 2 milhões, Estádio de Pituaçu passará por troca de gramado a partir de abril

Com Síndrome de Down, jovem de Salvador é aprovada na UFBA e comemora: “Conquista muito importante”

Atriz Kiki Shepard, de ‘Grey’s Anatomy’ e ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, morre aos 74 anos

Projeto “Água Vida” volta à Bahia com ações de reflorestamento e educação ambiental no sul do estado

Tici Pinheiro inicia mudança para o Rio de Janeiro e comemora: “Novo ciclo”