Roberto Mendes comanda show em homenagem ao samba do Recôncavo baiano

Roberto Mendes comanda show em homenagem ao samba do Recôncavo baiano

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

José de Holanda

Publicado em 19/11/2024 às 08:47 / Leia em 2 minutos

O violonista Roberto Mendes vai celebrar a cultura do Recôncavo baiano em seu novo show, “O Samba Antes do Samba”. A apresentação acontece nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, na Caixa Cultural Salvador. Em formato inédito, que une a viola, bateria, o violão, baixo e os tambores, o espetáculo contará com um repertório que fará o público se conectar com as raízes do Recôncavo. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e podem ser adquiridos através da plataforma Sympla.

O Samba antes do Samba é fruto de uma pesquisa do artista, filho de Santo Amaro da Purificação, que já dura mais de três décadas. Nela, Roberto se debruça sobre a história do samba e suas variantes, dando destaque à chula, que surgiu no século XIX em pequenas comunidades rurais da região e tem suas origens no norte de Portugal. “A ideia da apresentação é mostrar esse canto belíssimo. A chula é um verso cantado nas aldeias portuguesas, que veio pra cá, e nada mais é do que um comportamento que virou canção do Recôncavo baiano. (…) Existe uma história que tia Ciata, sambista, mãe de santo e curandeira santamarense, levou o samba para o Rio, mas esse samba que veio da Bahia nunca saiu daqui não”, afirma Roberto.
Para evidenciar ainda mais esse canto, o cantor e violonista estará acompanhado por uma banda composta por Gustavo Caribé, no baixo; Tedy Santana, nos tambores; Marcos Bezerra, no violão; e Iuri Passos, na percussão e bateria.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe