O educador Wellington Benício, de 24 anos, conhecido como “Nininho”, viralizou nas redes sociais ao postar um vídeo em que ensina um aluno a aprender as vogais de uma forma inusitada: com forró.
Responsável por ensinar idosos em uma escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na cidade de Monte Santo, no norte da Bahia, Nininho foi visto mais de um milhão de vezes, em menos de 24 horas, após o vídeo viralizar no TikTok.
Ver essa foto no Instagram
Nininho estuda o último ano de pedagogia na Faculdade do Sertão Baiano (FASB) e atua nas escolas Antônio Raimundo de Matos e Ayrton Oliveira de Freitas, ambas em Monte Santo.
“Tento trazer a ludicidade, uma aula mais prática, que eles, na verdade, sintam interesse de todos os dias irem para a unidade escolar. Sempre trago nas minhas aulas a ludicidade, brincadeiras, a música, a poesia, o teatro, a dança, e todas as minhas aulas são voltadas para a realidade dos meus alunos”, contou o educador.
Ver essa foto no Instagram
Segundo Nininho, o forró foi escolhido como uma forma de representar a tradição sertaneja, cultura forte do município do sertão baiano.
“Tenho uma grande preocupação com as tradições, por isso sempre uso o forró e a música. Eles amam dançar, se expressar e cantar”.
Ver essa foto no Instagram
Surpresa após viralizar
Tímido fora da sala de aula, o baiano contou que não esperava ser “descoberto” pelo Brasil.
“Nunca imaginei que o vídeo iria viralizar tanto, porque todas as minhas [publicações] eram privadas. Estourou para todo o Brasil e uma coisa que gostei foi poder levar a educação do meu município”, contou Nininho.
“Não viralizei com algo banal, levei a educação de qualidade, algo que muitas vezes fica ofuscado”.
O vídeo foi publicado no dia 23 de setembro deste ano e fez com que ele fosse aplaudido de pé no programa Domingão do Huck, da TV Globo, no dia 13 de outubro, um dia após o Dia do Professor.
Ver essa foto no Instagram