Mesmo não sendo mais obrigada, Dona Eulália Lopes Araújo, de 100 anos de idade, fez questão de exercer seu direito de voto, neste domingo (6), em Feira de Santana, durante o primeiro turno das eleições municipais. O voto é facultativo para eleitores com mais de 70 anos.
“Porque eu tenho meu candidato e preciso votar para ele”, declarou ao portal Acorda Cidade, reconhecendo que, mesmo sem a obrigação legal, é sua responsabilidade ajudar a decidir os rumos da governança do município onde mora.
“Eu não queria, mas tenho que votar por causa do meu candidato, eu tenho que dar um votinho a ele. Vou votar e com alegria. A gente fica com aquela alegria de votar no candidato da gente”, disse a centenária eleitora, que nunca deixou de cumprir seu dever como cidadã. “Eu nunca deixei de votar. Mesmo aos 100 anos de idade, eu quero ir pra urna”, declarou.
“Ela faz academia há mais de 56 anos e não para. Vai de bem com a vida, feliz, porque sabe os benefícios dos exercícios para ela e é por isso que ela chegou nessa idade em forma. Nas consultas, sempre duvidam da idade dela. Ela se mantém tão bem que a gente precisa explicar que realmente são 100 anos”, revelou Eneida, filha de Dona Eulália, que a acompanhou até a urna, no Colégio Santo Antônio.