Requalificação: Vale do Canela tem novo asfalto, iluminação e até cachorródromo

Requalificação: Vale do Canela tem novo asfalto, iluminação e até cachorródromo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Amanda Palma

Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Publicado em 05/10/2024 às 11:00 / Leia em 3 minutos

Uma das principais vias de ligação de Salvador, a Avenida Reitor Miguel Calmon, mais conhecida como Vale do Canela, foi entregue totalmente requalificada nessa sexta-feira (4). Foram quatro meses de obras, realizadas pela prefeitura de Salvador.

Com investimento total de cerca de R$8,5 milhões, a intervenção envolveu mais de 2 km de comprimento, desde a saída do túnel da Avenida Lafayette Coutinho (Contorno) até o viaduto da Rua Padre Feijó, sentido Canela.

Essa é mais uma obra estruturante na cidade, abrangendo a manutenção dos passeios e a pavimentação de todo o Vale do Canela, que é uma via bem importante, sendo uma das mais extensas da cidade. Com as obras, o meio-fio passa a ser em granito, que tem uma durabilidade muito maior. Também fizemos toda a recuperação asfáltica, recuperação da mureta do canal e foi construída uma pracinha na região. São serviços que devolvem para a cidade uma avenida antiga – onde muitas pessoas circulam – totalmente recuperada”, contou o titular da Seman, Lázaro Jezler.

vale do canela 2

Além de novo asfalto, foram recuperados quase 8 mil metros de meio-fio em granito cinza e acabamento flameado e mais de 10 mil m² de passeio em concreto lavado. Também foram instalados 2 mil metros de sarjeta de concreto usinado, assentados 150 m² de piso tátil direcional, realizados o revestimento da mureta do canal e a melhoria da drenagem.

A nova iluminação também chama a atenção de quem passa pelo local. Os antigos postes de concreto foram substituídos por modelos mais modernos e seguros. A Dsip instalou 81 novos postes, 151 luminárias e realizou uma obra na rede subterrânea, com o objetivo de levar mais eficiência energética e melhorar a mobilidade urbana da avenida.

A área situada embaixo do Viaduto da Gabriela passou a contar com uma pracinha para moradores e frequentadores, com mobiliários, cachorródromo, parque infantil e miniquadra esportiva. O investimento no equipamento de socialização e lazer foi de R$243 mil. As obras foram realizadas pela Desal e contaram também com a implantação de grama sintética e natural e com a pintura geral do local.

O projeto foi executado e entregue pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) em parceria com a Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop), com a Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), e com a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal).

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe