A ilha de Boipeba, na região do Baixo Sul da Bahia, se prepara para a 3ª edição da Festa Literária de Boipeba (Flipeba). O evento acontece de 9 a 12 de outubro, reunindo escritores, artistas, estudantes e professores das redes municipal e estadual de ensino, além de moradores e turistas.
Com o tema “Histórias Ancestrais: a literatura como ponte entre passado, presente e futuro”, a feira terá mais de 30 atividades, entre oficinas educativas, contações de histórias, mesas literárias, mostra de cinema, lançamentos literários, performances, apresentações musicais e exposições. O evento é totalmente aberto e gratuito.
“Essa edição da Flipeba é a consolidação do trabalho de 3 anos que articulou a comunidade local, instituições públicas, a escola, artistas de diferentes áreas, o turismo e o comércio”, afirma Gilvan Reis, um dos coordenadores do evento. “É uma enorme alegria e um momento de celebração colocar a festa na rua, mobilizando uma enorme rede na ilha em prol da educação e da cultura”, destaca.
Entre os nomes já confirmados nesta edição estão o da escritora e atriz Cássia Vale; da multiartista Kauê Guajajara; do roteirista Fil Braz; do poeta Lucas de Matos; do DJ e produtor musical Eric Terena; da escritora e idealizadora do Slam das Minas, Nega Fyah; do agitador cultural Uran Rodrigues; além de artistas locais, como rapper Yago Chefe, Jenice e o grupo Raízes do Mangue, Fredinho O Louco. Nessa edição também ocorrerá o lançamento do livro de poesias dos estudantes da Escola Cândido Meireles – Anexo Boipeba, além do videoclipe “Moreré Amor É”, de Paulinho Lima e Vinícius Santana.
Novidades, programação completa e informações sobre o evento, como transporte, hospedagem, dicas de lazer e turismo na ilha podem ser conferidos na página do evento no Instagram: @flipeba.