O ator e cantor Will Smith desembarcou no Brasil e, antes de cantar no Rock in Rio, fez uma tour no Rio de Janeiro nesta terça-feira (17), além de participar de um jantar exclusivo.
O astro foi convidado para um jantar da chef Carmem Virgínia, do restaurante Altar Cozinha Ancestral. De Recife, a profissional fez um menu especial intitulado de “Jantar dos Orixás”, que celebra a cultura das entidades de matriz africana.
Cada prato levava o nome e homenageava um orixá. Para começar, Will comeu um pastel de festa com pimenta em homenagem a Exu. Em seguida, quatro entradas, com caldinho de feijoada e torresmo para homenagear Ogum; ensopadinho de sururu com farofa de milho para Logun; acarajé, vatapá, camarão seco e vinagrete para Iansã; e uma salada de picles de chuchu, caju, castanha, brotos e ervas que curam para Ossain.
Os pratos principais continham homenagem para Oxum e Iemanjá, com arroz caldoso com frutos do mar. Já para Xangô, um prato de feijão-verde, bacon, linguiça, carne seca, farofa, vinagrete de quiabo e pirão de leite.
Na sobremesa, Oxalá foi homenageado com uma cocada mole acompanhada de bolinhos fritos de tapioca e coco, chuva de açúcar e canela e lambuzada no doce de leite. Já para os Ibejis, conhecidos popularmente como Erês, um bolo de rolo pernambucano.
Segundo a chef, em resposta à Quem, Will Smith “amou a caipirinha de umbu e cajá, que só tem Nordeste, o bolo de rolo, pastel de festa e arroz caldoso”.