Com a proposta de evidenciar a dimensão humana e seu enlace ao tecido urbano soteropolitano, a websérie “Desvelando Salvador” lança seis novos episódios no próximo dia 25 de setembro, no canal da produção no Youtube.
Com recursos de audiodescrição, legendas descritivas e tradução em Libras, a produção busca contar histórias de resistências, ancestralidades através das artes e cultura que permeiam a capital baiana. Por isso, sua narrativa guia o espectador através da trajetória de personagens marcantes da cidade e sua relação com as comunidades que lhes constituem.
O diretor Jon Lewis fala que o público é convidado a olhar para Salvador pela perspectiva da cultura e da arte. “Essa é uma jornada cultural pelas ruas da cidade. A gente traz seis novos personagens, todos ligados à arte. Nós ouviremos histórias sobre as paixões que a arte desperta de diversos lugares da cidade: da Boca do Rio ao Beiru, do Vale da Muriçoca ao Dois de Julho”, comenta.
As personalidades que nomeiam os episódios são o curador da Pinacoteca do Beiru e artista visual, Anderson AC; o artista visual Antônio Rebouças, da Liberdade; o diretor da Biblioteca Prometeu Itinerante, Douglas de Almeida; o coordenador da Associação Cultural Nova Flor do Vale da Muriçoca, Sidney Rocha; o cordelista Antônio Barreto; e Chico Poeta, do Alto da Sereia.
Na próxima quarta-feira (25), às 15h, os participantes da IV Maratona de Poesia da Bahia poderão conferir presencialmente dois episódios. Na exibição especial, estarão presentes Antônio Barreto e Chico Poeta para um bate-papo interativo, na Sala de Braille da Biblioteca Pública dos Barris, com entrada gratuita.
“Temos que valorizar nossos vizinhos, amigos, membros da família e todos que nos rodeiam. Gosto muito da frase de um espectador: pedra não conta história, pessoas contam histórias”, ressalta Lewis sobre a websérie, cuja primeira temporada, disponibilizada em 2021 em cinco episódios, está disponível no canal.