A Bahia foi o estado da região Nordeste com maior volume de geração de empregos entre as micro e pequenas empresas de janeiro a junho de 2024. A informação foi divulgada nesta semana, pelo Escritório de Estudos e Pesquisas Econômicas do Nordeste, do Banco do Nordeste.
A partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, a pesquisa indicou que todos os estados da região registraram aumento no estoque de trabalho no primeiro semestre do ano. A Bahia se destacou com a formação de 35.336 novos postos, seguida pelos estados de Pernambuco (+22.709), Ceará (+21.027) e Maranhão (+14.304).
Ainda de acordo com o Etene, o destaque na Bahia foi o setor de serviços, responsável por 35,6% do total de empregos formais do Estado no segmento MPE, em 2024. Desse total, destacaram-se os empregos formados nas atividades econômicas do setor de serviços em restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (+328), comércio atacadista de mercadorias em geral (+316), comércio varejista – hipermercados e supermercados (+287) e transporte rodoviário de carga (+255).