Estádio de Pituaçu recebe Campeonato Brasileiro de Futebol para Surdos neste final de semana

Estádio de Pituaçu recebe Campeonato Brasileiro de Futebol para Surdos neste final de semana

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Mateus Pereira/GOVBA

Publicado em 11/09/2024 às 19:37 / Leia em 3 minutos

Neste sábado (14) e domingo (15), o Estádio de Pituaçu, em Salvador, será palco do Campeonato Brasileiro de Futebol para Surdos 2024, tornando-se, pela primeira vez, cenário para uma competição nacional de paradesporto. Além de Pituaçu, os jogos também serão realizados no Centro de Treinamento do Vitória, reunindo seis equipes de diferentes regiões do Brasil.

A iniciativa faz parte das ações do Setembro Verde, mês dedicado à luta pela inclusão das pessoas com deficiência, promovido pelo Governo do Estado da Bahia por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). O evento ainda contará com o Campeonato Baiano de Basquete em Cadeira de Rodas, que será realizado no próximo fim de semana, entre os dias 20 e 22, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras.

Adelmare Junior, coordenador do Núcleo de Paradesporto da Sudesb, ressaltou a importância das competições para o fomento do paradesporto no estado. “Estamos trazendo grandes torneios paradesportivos nacionais para a Bahia, além de desenvolvermos os estaduais. Nosso foco é incluir as pessoas com deficiência nos esportes, desde o lazer até o alto rendimento”, afirmou.

O torneio de futebol conta com a organização da Associação Baiana de Desporto Adaptado (Abda), apoio da Federação Baiana de Desportos dos Surdos (FBDS) e chancela da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS). A competição reúne 126 atletas surdos, divididos em seis federações, além de membros técnicos e da diretoria da CBDS.

A presidente da CBDS, Diana Kyosen, comemorou o crescimento do surdodesporto e o impacto positivo das competições: “O evento é uma oportunidade para destacar o alto rendimento dos atletas surdos. Agradeço à Sudesb pelo apoio, oferecendo estrutura, hospedagem e alimentação para os participantes”. O torneio também servirá como base para convocar atletas para representar o Brasil no Pan-Americano de Surdos em Canoas.

As disputas no grupo A, composto por Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, ocorrerão no Estádio de Pituaçu, enquanto o grupo B, com Maranhão, Goiás e Distrito Federal, jogará no CT do Vitória, no Barradão. A abertura será às 8h de sábado, e a competição promete fortalecer o paradesporto e a inclusão esportiva no estado.

Além do torneio de futebol, o Ginásio de Cajazeiras receberá, no próximo fim de semana, o Campeonato Baiano de Basquete em Cadeira de Rodas, além de um amistoso entre Bahia e Vitória no futebol de amputados, no campo sintético da área externa. O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, destacou a importância do esporte paralímpico e a necessidade de promover ações inclusivas no Setembro Verde: “O paradesporto baiano está em constante crescimento, e as datas de homenagem, como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, reforçam a necessidade de apoiar e valorizar os atletas e suas equipes”.

Programação do Campeonato Brasileiro de Futebol para Surdos

Sábado

Campo 1 (Estádio de Pituaçu)

8h – Bahia x Rio de Janeiro;

11h – Minas Gerais x Bahia;

14h – Rio de Janeiro x Minas Gerais;

17h30 – Semifinal 1.

Campo 2 (CT do Vitória – Barradão)

8h – Maranhão x Distrito Federal;

11h – Goiás x Maranhão;

14h – Distrito Federal x Goiás;

17h30 – Semifinal 2.

Domingo (Estádio de Pituaçu)

8h – Disputa do 3º lugar;

10h – Final.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe