Relatório preliminar sobre queda de avião da Voepass em Vinhedo será divulgado nesta sexta-feira (6)

Relatório preliminar sobre queda de avião da Voepass em Vinhedo será divulgado nesta sexta-feira (6)

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 06/09/2024 às 09:02 / Leia em 2 minutos

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, vinculado à Força Aérea Brasileira, divulgará nesta sexta-feira (6) o relatório preliminar sobre a queda do avião da Voepass em Vinhedo, no interior de São Paulo. O acidente aconteceu no último dia 9 de agosto e deixou 62 vítimas fatais.

De acordo com o órgão, o relatório final ainda não tem data definida para ser divulgado. A equipe de investigação teve acesso às caixas-pretas e ao gravador de dados do voo. Os dispositivos registraram as conversas entre pilotos, tripulação e torre de controle, e trazem ainda dados importantes como velocidade do avião, altitude do voo e condições climáticas. Também estão sendo analisadas atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos atrelados ao caso, bem como os componentes, equipamentos, sistemas e infraestrutura da aeronave. O objetivo é apurar as causas da tragédia para apontar melhorias e evitar outras ocorrências do tipo.

O caso também está sendo investigado pela Polícia Federal, que investiga as causas do acidente através da análise dos dados de componentes e caixas-pretas do avião. O objetivo é apurar se existem pessoas que devam ser responsabilizadas criminalmente pela tragédia.

O avião da Voepass com 58 passageiros e quatro tripulantes caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, no último dia 9 de agosto. De acordo com a companhia aérea, trata-se de um avião turboélice modelo ATR-72 com capacidade para 68 passageiros. A aeronave saiu de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos, em São Paulo. Não houve sobreviventes.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia