Governo do Estado certifica 500 trabalhadores dos cursos preparatórios para seleção da BYD

Governo do Estado certifica 500 trabalhadores dos cursos preparatórios para seleção da BYD

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Matheus Ladim/GOVBA

Publicado em 06/09/2024 às 17:19 / Leia em 3 minutos

Os 500 trabalhadores que participaram dos cursos preparatórios para a seleção da montadora chinesa Build Your Dreams (BYD) receberam o certificado de conclusão das capacitações nesta sexta-feira (6), em Camaçari. A formação integra o programa Qualifica Bahia – Setor Industrial/BYD, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O investimento na qualificação, totalmente gratuita para os trabalhadores, foi de quase R$ 2 milhões, com recursos provenientes do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FUNCEP). Participaram pessoas sem ocupação, cadastradas nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e beneficiários das demais políticas públicas de trabalho e renda, que estejam buscando uma vaga de emprego.

Nesta primeira etapa foram certificados 500 alunos, distribuídos em 16 turmas, que concluíram um dos quatro cursos: Operador de Produção Veicular; Auxiliar de Linha de Produção; Inspetor de Qualidade e Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais. Os participantes receberam fardamento, material didático, transporte e lanche.

O curso também teve vagas para pessoas com deficiência. “Eu tenho esperança também de entrar na BYD. Quero só agradecer mesmo pela oportunidade, estou muito feliz de estar aqui hoje”, agradeceu o concluinte do curso de Auxiliar de Linha de Produção, Telmo Bastos, que é surdo. A colega de turma, Helena Duarte, que também é surda, completou: “Estou me sentindo preparada. Agradeço muito pela oportunidade e tenho a expectativa de entrar na BYD”.

A qualificação visa, especialmente, preparar candidatos para participar da seleção da montadora chinesa, mas não garante a contratação, que está atrelada a critérios específicos da empresa automotiva.

Nós estamos qualificando essa mão-de-obra, para que ela seja absorvida pela BYD. Um importante mercado de trabalho, que é o retorno da indústria automotiva. Mas não só isso, é a indústria automotiva moderna com carros elétricos e também com desenvolvimento tecnológico”, destacou o titular da Setre, Davidson Magalhães. Na ocasião, foi anunciada a abertura de mais 150 vagas para novas qualificações.

A montadora chinesa BYD pretende investir de R$3 bilhões na Bahia em projetos que devem gerar 10 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos. Com isso, o estado segue na perspectiva de manter a primeira posição na geração de empregos com carteira assinada no Nordeste, conforme indicado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) do mês de julho de 2024, indicando que foram gerados 9.614 postos com carteira assinada no período.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe