Nego Fugido: fotógrafo baiano leva manifestação cultural para importante festival no Rio de Janeiro

Nego Fugido: fotógrafo baiano leva manifestação cultural para importante festival no Rio de Janeiro

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion

Alex Dantas

Publicado em 04/09/2024 às 10:00 / Leia em 1 minutos

O fotógrafo baiano Alex Dantas foi convidado para expor no maior festival de fotografia do Brasil, o “Festival de Fotografia de Paraty”, de 11 a 15 de setembro, na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro.

O ensaio escolhido para ser exposto na Casa Fototech retrata a festa do Nego Fugido, importante manifestação cultural da comunidade quilombola de Acupe, distrito de Santo Amaro da Purificação.

A tradição recria anualmente a fuga de negros escravizados em busca de liberdade, com aparições realizadas por moradores, sempre aos domingos do mês de julho. A encenação a céu aberto envolve personagens como capitães-do-mato, negros fugitivos e guerreiros, simbolizando a resistência e luta contra a opressão.

As fotos escolhidas para a mostra são um recorte do trabalho que Alex Dantas registra desde 2017.

Medalha de Prata

Recentemente, o fotógrafo ganhou medalha de prata em concurso realizado pelo ABCClick Fotoclube, de São Caetano do Sul, aberto para todo Brasil. O soteropolitano foi contemplado na categoria “Fotógrafo em Geral”, com a imagem “Bençãos”, feita durante a festa do Bembé do Mercado, também em Santo Amaro, no Recôncavo baiano.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe