Considerada a maior e mais importante celebração afro-brasileira na Europa, a tradicional “Lavagem da Madeleine” realiza a sua 23ª edição entre os dias 13 e 15 de setembro, levando a riqueza da cultura brasileira às ruas de Paris. O grande destaque do festejo, que é inspirado na centenária Lavagem do Bonfim, fica por conta do desfile comandado pelo cantor, compositor e multi-instrumentista Carlinhos Brown, que acontece no dia 15 de setembro, às 10h30, tendo como ponto de partida a Place de La République, no Centro.
“São 23 anos da Lavagem de Madeleine. É uma festa brasileira respeitadíssima, a maior e mais importante tradição afro-brasileira na Europa, que reúne milhares de pessoas em Paris em uma mesma sintonia. Estou desde o início e já participei inúmeras vezes e este ano em especial compus em francês, com ajuda de Roberto, em homenagem às três Madalenas: a Santa Madalena, a minha filha Mada, e a minha mãe Madalena”, revela o baiano.
Como acontece na capital baiana, ao final do cortejo de 3,4 km entre a praça da República e a Igreja da Madeleine, acontece a lavagem dos degraus da Igreja, no 8º distrito de Paris, feita pelas baianas, na presença do babalorixá Pai Pote, que vem de Santo Amaro a cada ano para o evento e de algum representante católico. Neste ano, a programação inclui ainda um pocket show com Karla de Souza e um workshop de dança conduzido pelos professores Dimi Ferreira e Siddy Fit.