Conheça casarão histórico em Salvador que receberá festa de 15 anos do Alô Alô Bahia

Conheça casarão histórico em Salvador que receberá festa de 15 anos do Alô Alô Bahia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 27/08/2024 às 23:01 / Leia em 4 minutos

Há 15 anos, a história do Alô Alô Bahia se entrelaça à de Salvador. O trabalho dedicado ao fortalecimento do jornalismo baiano consolidou o veículo como o maior portal social e empresarial do estado, além de um especialista na realização de eventos memoráveis. Por isso, o portal celebrará esse marco no dia 29 de novembro, em um local de grande importância para a Bahia: a Casa Pia de São Joaquim.

Com 225 anos completados no último dia 16 e tombado pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) em 1938, o conjunto arquitetônico faz parte do Centro Histórico de Salvador, Patrimônio Mundial da UNESCO, e conta com Igreja, Pátio, quatro salões e um auditório. A história começa no século XVIII, quando sua fundação enquanto entidade filantrópica aconteceu pela figura do Irmão Joaquim Francisco do Livramento, que mirou o desenvolvimento da educação básica por excelência para órfãos desamparados.

Patrimônio histórico

Irmão Joaquim já desenvolvia projetos sociais para meninos quando D. João VI ordenou, em 1818, o então governador Conde de Palma que reformasse as ruínas do antigo convento dos extintos Jesuítas, a fim de que a obra social fosse ampliada.

Sete anos depois, exatamente no aniversário de D. Pedro I, em 12 de outubro de 1825, era inaugurada a Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim, instituição que atendia filhos de feirantes da feira de São Joaquim.

No foco, sempre a assistência primária no desenvolvimento da educação básica. No início, as oficinas miravam a profissionalização da mão de obra e a inserção dos menores no mercado de trabalho.

djnXhkG.md.jpg

Casa Pia de São Joaquim

Projeto social

Desde 2004, a Casa Pia de São Joaquim deixou de ser um orfanato e, como instituição, passou a atender gratuitamente cerca de 200 crianças de 2 a 5 anos na missão de acolhê-las e formá-las.

A Instituição não pertence ao governo ou à arquidiocese, mas sim à comunidade, sendo conduzida por 30 conselheiros voluntários. “Tudo que realizamos é voltado à educação das crianças. As necessidades de uma cidade como Salvador são muito grandes, então nosso desejo é atender ao desejo da comunidade e conseguir aumentar o número de vagas da escola em um futuro próximo”, conta o conselheiro Rodolfo Tourinho.

djnweQR.md.jpg

Casa Pia de São Joaquim

Palco de memórias

Pela sua beleza imponente, a Casa Pia de São Joaquim passou a ser o local de grandes comemorações e eventos diversos em Salvador. O conjunto arquitetônico se adequa a eventos sociais, exposições e outros que garantem a arrecadação para a manutenção das finalidades educativas e filantrópicas da Instituição.

A estrutura engloba uma capela que atende até 150 pessoas; um pátio de 2.300m²; quatro salões climatizados com capacidade de 177 a 400 lugares; e um auditório completo para 177 pessoas.

djnv1g2.md.jpg

Casa Pia de São Joaquim – Foto: Carlos Santiago / @myphantomtoy_drone_art

Festa do Ano

Só mesmo um lugar tão especial para receber uma comemoração tão emblemática. No dia 29 de novembro, diversas personalidades influentes do país, parceiros de longa data e autoridades, estarão reunidos em uma programação inédita de atrações musicais e culturais de destaque. Os 15 anos do Alô Alô Bahia marcam também o lançamento de projetos e iniciativas do portal, os quais reafirmam seu compromisso com a informação de qualidade e sua expansão contínua no cenário midiático do Nordeste.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe