No próximo dia 6, primeira sexta-feira de setembro, a bigband Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz volta ao Centro Histórico de Salvador para mais uma apresentação do projeto Rumpilezz Funfun no Passo. Para este mês, o grupo preparou um show diferente do que o público vem assistindo nos últimos meses. O repertório majoritariamente autoral dará lugar aos arranjos do disco “Maria Fumaça”, da Banda Black Rio, sucesso dos anos 1970 que foi uma das referências do maestro Letieres Leite. O show é gratuito e começa às 19h, na Escadaria do Passo.
Considerado um dos grandes clássicos da música brasileira, o álbum “Maria Fumaça” traz uma mescla da linguagem do funk com ritmos brasileiros, como o baião e o próprio samba. “O maestro Letieres tinha em sua playlist um variadíssimo repertório e gêneros musicais que iam do jazz ao samba, do funk ao baião. Nomes da música instrumental brasileira como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Victor Assis Brasil estavam nessa lista, assim como a Banda Black Rio e seu disco Maria Fumaça. Esse álbum é um marco na discografia da música instrumental brasileira e foi revisitado pelo olhar do Maestro Letieres Leite“, comenta Guiga Scott, trompetista e membro da Comissão Artística da Orkestra Rumpilezz.
Para esta noite, além dos naipes de sopro e percussão que compõem sua tradicional formação, a Orkestra contará com a presença dos músicos Marcos Santos na bateria, Yuri Sá no contrabaixo e Jordi Amorim na guitarra. “Esses instrumentos vêm para somar à ideia de um show-baile, uma homenagem ao movimento funk-soul e os bailes blacks dos anos 1970“, comenta Tiago Nunes, percussionista e também integrante da Comissão.