Um colecionador anônimo adquiriu uma garrafa de vinho ‘Colore’, de 2016 e 27 litros, do produtor Bibi Graetz por 100 mil francos suíços (629 mil reais).
A garrafa não foi leiloada, mas comprada em uma loja de vinhos especializada em rótulos de alto padrão, em Zurique, na Suíça. É um recorde para um vinho italiano.
A edição especial é equivalente a 36 garrafas de 750 ml por 17.472 reais.
Bibi Graetz é um produtor que cresceu entre artistas e colecionadores de arte. O rótulo é uma edição especial com pintura feita por Graetz e estampada nas garrafa de 2016.
“Em um gesto de rara criatividade, Bibi, que também é artista e pintor, pintou pessoalmente um novo quadro, inspirado nas profundas emoções e sensações evocadas pela safra de 2016. Esta ‘obra de arte’ foi então transformada no rótulo desta peça autêntica de colecionador, que, além disso, é abrigada em um estojo especial, feito com a madeira nobre da barrica em que o vinho é envelhecido, e protegida com uma tampa de aço inoxidável, selada com a assinatura de Bibi Graetz”, segundo o site Wine News.
O Colore 2016 é feito a partir de 80% de uvas Sangiovese, 10% de uvas Canaiolo e 10% de uvas Colorino.
No Brasil, um rótulo do Bibi Graetz Testamatta IGT 2016 é vendido por 1.790 reais no site da importadora World Wine. Feito com uvas sangiovese, o vinho conta a pureza, mineralidade e transparência das vinhas antigas e carrega a mineralidade de solos pedregosos na região.
Além disso, conta com vinhedos em altitude, o que mantém o frescor da fruta e auxilia em seu lento amadurecimento.