Os emblemáticos tambores do Olodum voltam a agitar a capital baiana neste fim de semana. No domingo (18), a partir das 14h, no Largo Quincas Berro D`Água, no Pelourinho, o grupo comanda uma edição especial do seu tradicional ensaio e fará uma homenagem aos 226 anos da Revolta dos Búzios. Os ingressos custam R$ 70 e podem ser adquiridos na Casa do Olodum e através da plataforma Bilheteria Digital.
A Revolta dos Búzios, ocorrida em 1798, foi um movimento de caráter social e político liderado por negros, mulatos e brancos pobres, que clamavam por uma sociedade mais justa e igualitária, livre da opressão colonial portuguesa. Sobre este importante marco histórico, o Olodum destaca que “essa data é um exemplo de resistência e justiça que ecoa até hoje. Ao relembrarmos a Revolta dos Búzios, vemos não apenas um evento histórico, mas também um forte símbolo de resistência e busca por justiça social no nosso país”.
Carnaval
O Olodum vai desfilar no Carnaval 2025 com o tema “Olodumaré – O Senhor do Universo, raízes e origens do Deus Supremo”. A escolha representa um retorno às origens da agremiação, pois o próprio nome do bloco, Olodum, é uma referência a Olodumaré, o Deus criador do universo e dele senhor, o Deus dos deuses.
“Vamos falar a partir da origem e das suas raizes mais profundas e também como um bloco afro criado no Brasil, ajudou a divulgar e promover o nome deste Ser supremo no mundo inteiro, através do carnaval, da nossa música, da nossa cultura e da nossa gente”, explicou o grupo ao anunciar o tema.