Celebrações homenageiam São Bartolomeu em Salvador

Celebrações homenageiam São Bartolomeu em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Reprodução/Arquidiocese de Salvador

Publicado em 13/08/2024 às 15:59 / Leia em 3 minutos

À luz do tema “Senhor, ensina-nos a rezar, como João ensinou aos seus discípulos”, a Paróquia São Bartolomeu realiza a novena em preparação à festa do padroeiro.

De 16 a 24 de agosto, sempre às 19h, os fiéis se encontram na Igreja da Encarnação (Largo de Pirajá, Salvador), onde participam das celebrações e podem realizar gestos concretos, por meio da doação de açúcar (1ª noite), biscoito (2ª noite), macarrão e massa de sopa (3ª noite), óleo (4ª noite), farinha (5ª noite), flocão e leite em pó (6ª noite), feijão (7ª noite), arroz (8ª noite) e café (9ª noite).

O ápice dos festejos acontecerá no domingo (25), quando serão celebradas duas Missas: às 8h, com as crianças; e às 18h, sendo essa a Celebração Eucarística festiva, sob a presidência do vigário episcopal para a Pastoral, cônego Edson Menezes. Neste dia, o gesto concreto será livre. É importante destacar que os gêneros alimentícios arrecadados durante a novena serão destinados para famílias carentes da comunidade.

 São Bartolomeu

Pescador em Caná da Galileia, Bartolomeu conhecia bem Nazaré, situada a apenas 8 km de distância, mas não confiava naqueles montanheses. Por isso, era um pouco cético quando seu amigo Filipe lhe falou sobre Jesus. Mas ele lhe respondeu simplesmente: “venha e veja”. Assim, Bartolomeu foi e, logo que Jesus o viu, demonstrou ter uma confiança sem precedentes: finalmente um israelita sincero.

No Evangelho, Bartolomeu também é chamado de Natanael. Em hebraico, a palavra “bar” que dizer “filho” e “tholmai” significa “agricultor”. Por isso, os historiadores são unânimes em afirmar que Bartolomeu-Natanael trata-se de uma só pessoa.

Ele era um homem concreto, apegado à tradição e que meditava diariamente a Bíblia, conforme a Lei exigia. Contudo, depois de toda aquela desconfiança, a adesão de Bartolomeu a Jesus foi total: “Vós sois o Rei de Israel!”, exclamou!

Depois de convertido, tornou-se um dos apóstolos mais ativos e presentes na vida pública de Jesus. A melhor descrição de Bartolomeu foi feita pelo próprio Mestre: “Aqui está um verdadeiro israelita, no qual não há fingimento”.

Devido à sua origem, presume-se que Bartolomeu podia estar presente nas Bodas de Caná, quando aconteceu o primeiro milagre de Jesus, mas não há provas nos textos.

Após a morte de Jesus, os apóstolos estavam reunidos em oração no Cenáculo, porque o livro dos Atos mostra uma lista precisa de nomes. Entre eles também estava Bartolomeu. A Igreja comemora São Bartolomeu Apóstolo no dia de sua morte. Ele se tornou o modelo para quem se deixa conduzir pelo outro ao Senhor Jesus Cristo.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe