As brasileiras Duda e Ana Patrícia conquistaram a medalha de ouro no vôlei de praia nos Jogos Olímpicos de Paris, nesta sexta-feira (9). Em uma final emocionante, a dupla derrotou as canadenses Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson por 2 sets a 1, com parciais de 26/24, 12/21 e 15/10.
Essa vitória marca o fim de dois longos jejuns para o vôlei de praia do Brasil. O país voltou ao pódio após oito anos, já que não conquistou medalhas na modalidade em Tóquio. A última vez que os brasileiros subiram ao lugar mais alto do pódio foi na Rio 2016, com Alison e Bruno. No entanto, a conquista mais significativa foi no feminino, onde o Brasil voltou a ganhar o ouro após 28 anos, repetindo o feito de Jackie Silva e Sandra Pires em Atlanta 1996.
ana patrícia e duda quebraram um jejum de 28 ANOS sem ouro no vôlei de praia feminino em olimpíadas. SÃO GIGANTES E SÃO NOSSAS pic.twitter.com/0KWugoCvlK
— paiva (@paiva) August 9, 2024
A partida começou com as canadenses dominando, abrindo uma vantagem inicial de 8 a 2 no primeiro set graças a um saque eficiente e bolas rápidas de segunda. Apesar das dificuldades, Duda e Ana conseguiram se recuperar, tirando a vantagem das adversárias e vencendo o set por 26 a 24.
No segundo set, as brasileiras tiveram um desempenho abaixo do esperado, permitindo que as canadenses empatassem o jogo. No entanto, a dupla voltou forte para o tie-break, ajustando o saque e mostrando solidez no fundo de quadra. Apesar de algumas dificuldades das canadenses no passe e nos fundamentos, elas mantiveram a calma, fechando o set decisivo em 15 a 10.
A campanha de Duda e Ana Patrícia até a final foi impecável, sem nenhuma derrota e com apenas um set perdido, justamente na semifinal contra as australianas Mariafe e Clancy. A dupla venceu todos os jogos da fase de grupos às quartas de final por 2 a 0, superando equipes da Itália, Espanha, Egito, Letônia e Japão no caminho até a medalha de ouro.