O CEO da VINCI Airports no Brasil, que administra o Aeroporto de Salvador desde 2018, Julio Ribas, é o novo coordenador da Câmara Empresarial de Turismo (CET) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA). Ele já fazia parte da entidade como subcoordenador da Câmara.
A primeira reunião da instância sob nova direção aconteceu nesta quinta-feira (1°), no edifício Casa do Comércio, em Salvador. Ribas substituirá o empresário do ramo hoteleiro Glicério Lemos a partir de um convite do presidente do Sistema Comércio BA, Kelsor Fernandes. O posto tem um mandato de dois anos.
“Na coordenação da Câmara Empresarial de Turismo, seguirei trabalhando para impulsionar a vocação natural que a Bahia tem para atrair turistas e negócios. Vamos seguir propondo alternativas para aperfeiçoar o setor, e a articulação entre iniciativa privada e poder público”, avaliou o executivo.
A CET é formada por representantes de diferentes entidades relacionadas ao turismo baiano. O grupo se reúne a cada dois meses para discutir o desenvolvimento do setor.
Sobre Julio Ribas
Diretor-presidente do Salvador Bahia Airport, Julio Ribas chegou à Bahia em 2018 para liderar o time responsável pela concessão do aeroporto da capital baiana – concedida pelo Governo Federal pelo período de 30 anos.
Natural do Paraná, Ribas é formado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Pós-graduado pela na Fundação Getúlio Vargas (FGV), o executivo tem experiência em gestão de transporte aéreo e industrial.
Antes da VINCI Airports, sua trajetória profissional inclui passagens por empresas multinacionais como P&G, Mabesa, SCA do Brasil e Swissport, entre outras. Além do Brasil, Ribas já atuou em países como
EUA, México, Argentina e Malásia.
Em abril deste ano, ele foi reconhecido com o título de Cidadão Soteropolitano, concedido pela Câmara Municipal de Salvador.
Sobre o Salvador Bahia Airport
Localizado na capital do estado da Bahia, o Salvador Bahia Airport é a primeira Concessão da rede VINCI Airports no Brasil, que assumiu sua operação em 2 de janeiro de 2018. Desde então, o Aeroporto de Salvador incorporou padrões operacionais globais, buscando oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros. Com este objetivo, foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal, um investimento de R$ 700 milhões que aumentou sua capacidade em 50%, passando a atender até 15 milhões de passageiros por ano. Considerado o “Aeroporto Mais Sustentável do Brasil”, o Salvador Bahia Airport se destaca pelo pioneirismo nas ações de preservação ambiental.
Sobre a VINCI Airports
A VINCI Airports, líder mundial em operação de aeroportos privados, atua em mais de 70 aeroportos em 13 países. Graças à sua expertise como integradora global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e gerencia aeroportos, disponibilizando sua capacidade de investimento e seu know-how na otimização do desempenho operacional, modernização da infraestrutura, gerenciamento das operações e transição ambiental. A VINCI Airports foi a primeira operadora de aeroportos a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional em 2016, visando alcançar a meta de emissões líquidas zero em toda a sua rede até 2050.