A Festa em honra à primeira santa brasileira será aberta em Salvador nesta quinta-feira (1º), às 8h30, com a realização da Missa Solene no Santuário Santa Dulce dos Pobres (Largo de Roma), que promete reunir milhares de fiéis e admiradores da vida e obra do Anjo Bom do Brasil, seguida do hasteamento da Bandeira da Festa.
O primeiro dia de celebração também contará com cerimônias religiosas às 7h, 12h e 16h, apresentações culturais, quermesse e o início da Trezena Solene em homenagem à Mãe dos Pobres, às 18h. Com o tema “Impulsionados pela Oração, com Santa Dulce dos Pobres, sejamos instrumentos da paz cristã”, a programação festiva segue até o dia 13 de agosto, o Dia da Santa Dulce dos Pobres, e terá shows musicais na Praça Irmã Dulce, no Largo de Roma, reunindo atrações como Padre Fábio de Melo, Padre Antônio Maria, Eliana Ribeiro, Walmir Alencar, Waldonys e a Banda Anjos de Resgate.
Destaque ainda para as Santas Missas que serão realizadas no Santuário Santa Dulce dos Pobres, também no Largo de Roma, de 1° a 12 de agosto (7h, 8h30, 12h e 16h); e a Missa Campal, que será celebrada no dia 13 de agosto, às 17h, na Praça Irmã Dulce, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha. Além da cerimônia a céu aberto, o Dia Litúrgico também contará com missas no Santuário, no horário das 6h, 7h, 8h30, 10h, 12h e 14h.
“A Festa de Santa Dulce dos Pobres é um momento especial para fortalecermos ainda mais as nossas orações e agradecimentos a quem dedicou a vida aos mais necessitados, e cujo legado de amor e serviço continua presente”, afirma a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e sobrinha do Anjo Bom, Maria Rita Pontes.
Além das celebrações religiosas e das apresentações musicais, a programação de agosto no Largo de Roma – que será totalmente gratuita – contará com serviços no campo da saúde, como orientações para a prevenção de doenças, e oferta de serviços jurídicos. No local, atrações voltadas ao público infantil prometem fazer a alegria das crianças de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, e aos sábados e domingos, das 13h às 19h. Destaque também para a “Peregrinação com a Santa”, ação que levará a imagem sagrada da Mãe dos Pobres a igrejas de Salvador até o dia 9 de agosto, das 7h às 19h.
A programação completa pode ser acompanhada através do site www.irmadulce.org.br e pelas redes sociais: Instagram e Facebook (@obrasirmadulce e @santuariosantadulce) e YouTube (santuariosantadulcedospobres). Mais informações sobre a agenda festiva podem ser confirmadas também através dos telefones (71) 3310-1923 / 1320.
Ver essa foto no Instagram
A festa litúrgica em honra ao Anjo Bom do Brasil será marcada também por orações em prol das Obras Sociais Irmã Dulce, instituição fundada por Santa Dulce. A entidade, que acaba de completar 65 anos, acolhe mais de 3 milhões de pessoas por ano na Bahia, principalmente nas áreas da Saúde e da Educação, incluindo pacientes oncológicos, idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, pessoas em situação de rua, usuários de substâncias psicoativas, crianças e adolescentes em situação de risco social, entre outros públicos.
Durante os dias da festa, a alimentos não-perecíveis podem ser entregues na entrada da Tenda da Central de Doações, na Praça Irmã Dulce. No local, qualquer pessoa pode se cadastrar em campanhas como o Sócio-Protetor e o CPF na Nota. Doações também podem ser feitas através do site doe.irmadulce.org.br. Mais informações sobre outras formas de ajudar as Obras Sociais podem ser obtidas na Central de Relacionamento com o Doador (CRD), através do telefone (71) 3316-8899, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.
Ver essa foto no Instagram