Barack Obama declarou apoio, nesta sexta-feira (26), à campanha de Kamala Harris à presidência dos Estados Unidos. Em ligação, ao lado de Michelle Obama, o ex-presidente se disse orgulhoso de endossar a atual vice-presidente como representante do partido Democrata.
“Faremos tudo o que pudermos para ajudá-la a vencer esta eleição e chegar ao Salão Oval”, disse Obama. “Obrigada a ambos! Isso significa muito. E vamos nos divertir com isso também, não é?”, respondeu Harris.
Até agora, Obama vinha se mantendo neutro, não se manifestando, enquanto apoios a Kamala vinham de todos os lados, inclusive de outros potenciais candidatos do partido, logo após a desistência do presidente Joe Biden da tentativa de reeleição. Independentemente deste apoio, até a última segunda-feira (22), ela já havia garantido compromissos de delegados democratas suficientes para se tornar a nomeada do partido.
Harris pode fazer história, assim como fez Obama, em 2008, quando foi eleito o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. Primeira mulher negra a servir como procuradora-geral da Califórnia e apenas a segunda mulher negra a ser eleita para o Senado, Kamala pode ser a primeira mulher, a primeira mulher negra e a primeira pessoa de ascendência sul-asiática a chegar à Casa Branca.
Veja momento da ligação: