Centro Histórico de Salvador terá ‘arrastão junino’ gratuito e aberto ao público nesta sexta-feira (19)

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

19/04/2024

17:00

Largo do Pelourinho em direção à Praça da Sé

Para celebrar o Dia Municipal do Samba Junino, que ocorreu oficialmente na última quarta-feira (17), a Liga do Samba Junino irá realizar um “arrastão junino” e uma grande roda de samba nesta sexta-feira (19). Pensado para comemorar essa manifestação popular que surgiu nos Terreiros de Candomblé e segue de casa em casa levado pelos santos da Igreja Católica, o encontro gratuito e aberto ao público será a partir das 17h.

A Liga sairá do Largo do Pelourinho em direção à Praça da Sé. Por volta das 19h, já na Praça da Sé, soteropolitanos e turistas irão assistir a uma roda de samba.

O samba junino representa uma expressão cultural genuinamente soteropolitana, marcado pela rítmica do samba duro, disseminada há pelo menos 40 anos em diversos bairros de Salvador. Os bairros tradicionais que realizam os festejos são Engenho Velho de Brotas, Engenho Velho da Federação, Federação, Fazenda Garcia, Tororó, Nordeste de Amaralina, dentre outros.

Em fevereiro de 2018, o Samba Junino foi reconhecido como Patrimônio Imaterial de Salvador e em 2020 entrou no calendário oficial de eventos da capital baiana, sendo comemorado no dia 17 de abril.

 

Compartilhe

Juliette reúne amigos para despedida de solteira em passeio de barco

Candidatos à Presidência cumprem agenda na Bahia neste fim de semana; confira

Candidata a deputada federal Roberta Roma passa mal durante campanha e é levada para UPA na Bahia

Schynaider Moura e Bruno Garfinkel se casam em cerimônia intimista; veja fotos

Aos 100 anos, dançarino lidera flash mob com mais de 200 pessoas em ação contra o Alzheimer

Bruna Marquezine compartilha foto aos beijos com Shawn Mendes; veja

Bets que continuarem no ar após prazo serão bloqueadas, diz ministro

Passeio Público é recuperado e ganha nova conexão com o Teatro Vila Velha

Organic Festival acontece em Trancoso até este domingo

Jão abre turnê ‘Memórias Póstumas’ com Erika Hilton e Isabel Teixeira em show esgotado em SP

Karolina Lannes, a Agatha de ‘Avenida Brasil’, comemora volta à TV Globo: “Oficialmente uma funcionária”

Santo Antônio Além do Carmo ferve com turistas e baianos na primeira sexta à noite da primavera

Zé Felipe se prepara para temporada no exterior e recebe declaração de Poliana Rocha: “Viva intensamente”

Feira de São Joaquim terá tradicional caruru de Cosme e Damião com grupos de samba neste sábado

Confira quais praias de Salvador estarão impróprias para banho neste fim de semana

Teatro Vila Velha reabre em Salvador após reforma de R$ 28,6 milhões; veja como ficou

‘Absolute Cinema’: OSBA lota Concha Acústica do TCA com sucessos que marcaram o cinema

Governo anuncia Desenrola 3.0 para renegociar até R$ 150 bilhões em dívidas

Após cinco meses, conta de luz voltará à bandeira verde em outubro

Paula Lavigne celebra proibição das bets no Brasil: ‘Dia histórico’

Jão ganha documentário na Netflix sobre período longe dos holofotes; veja teaser

Scheila Carvalho celebra aniversário de 53 anos: “Um novo ciclo começou”

João Bosco lança disco com Caetano, Silva e Ivete e outros artistas, celebrando a força da amizade

Moda toma conta do Santo Antônio Além do Carmo durante o Salvador Solare; veja looks

Mergulhando ainda mais na estética latina, Ivete Sangalo anuncia show especial no Parque Ibirapuera

Quais são as melhores séries do século 21? The New York Times divulga lista com 100 títulos; confira

Ana Maria Braga demonstra solidariedade a Gil do Vigor após críticas nas redes: ‘Siga em frente sempre’

Governo Lula anuncia proibição de bets no Brasil

Vem, verão! Veja como foi a primeira sexta-feira da primavera no Porto da Barra

Rafaella Justus solta a voz em vídeo com amiga e surpreende seguidores com talento secreto: ‘Canta muito’

João Gomes se assusta com e-mail inusitado: “Meu coração gelou”

QPC Incorporadora promove evento e anuncia quadras de tênis cobertas em empreendimentos residenciais na Bahia; veja fotos