O Consórcio Nordeste, formado pelas secretarias de Turismo dos Estados da região, se reuniu nesta quarta-feira (17), na WTM Latin America, em São Paulo, para discutir planos para movimentar portos que tradicionalmente não recebem embarcações na atual temporada. A ideia é unir forças para propor uma rota de cruzeiros que impulsione o Turismo ao longo de todo o ano, não apenas na alta estação.
A iniciativa, discutida no principal evento mundial da indústria de viagens e turismo da América Latina, já conta com o aval dos ministérios do Turismo e dos Portos e Aeroportos, além do apoio da Clia Brasil, que representa as companhias de cruzeiro no país, e de portos da região.
As conversas acerca da viabilização do roteiro, que será chamado de “Roteiro do Sol”, visam aumentar a movimentação turística na região e diversificar os destinos, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável através do Turismo marítimo. A ideia, segundo o Consórcio, é agilizar a elaboração do roteiro para apresentá-lo a tempo de colocá-lo em prática em 2026.