Um sistema de baixa pressão segue atuando em Salvador e favorece a ocorrência de chuvas na capital baiana ao longo desta semana, com risco para alagamentos e deslizamentos de terra. A informação é do aviso meteorológico atualizado divulgado nesta quarta-feira (10) pela Defesa Civil de Salvador (Codesal).
Segundo a previsão, no entanto, as possibilidades de chuvas são menores do que nos últimos dias, quando a cidade registrou um volume de chuva superior à média histórica prevista para todo o mês de abril. O céu deve ficar de nublado a parcialmente nublado até sexta-feira (12), com chances de até 60% de chuvas fracas a moderadas. Há risco para alagamento e deslizamentos de terra.
Chuva de abril em Salvador já está 40% acima da média
Pela medição automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do dia 1º deste mês até 17h do dia 9 choveu 400,8 mm em Salvador. Isto representa cerca de 40% de chuva acima da média normal para abril, que é de 285 mm. Na escala anual, abril tem a segunda maior média de chuva na região de Salvador, abaixo apenas de maio que tem média de 302 mm.
A capital baiana já está tendo o abril mais chuvoso desde 2022 quando choveu 420,9 mm. Mas, com previsão de mais chuva até o fim do mês, esta marca de 2022 será superada facilmente e vai se aproximar dos 545,5 mm observados em abril de 2020.