‘Torto Arado’, do escritor baiano Itamar Vieira Junior, vence prêmio literário na França

‘Torto Arado’, do escritor baiano Itamar Vieira Junior, vence prêmio literário na França

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Matheus Simoni | matheus.simoni@aloalobahia.com

Divulgação

Publicado em 04/04/2024 às 13:55 / Leia em 2 minutos

O livro “Torto Arado“, do escritor baiano Itamar Vieira Junior, venceu o prêmio literário francês Montluc Résistance et Liberté 2024. A premiação celebra todos os anos as obras que promovem a análise, a reflexão, os valores da resistência e da liberdade e promova a sua relevância atual. “Torto Arado é uma história que narra o Brasil rural”, disse Itamar Vieira Junior em entrevista à Rádio Francesa Internacional (RFI) em 2023.

“Essa história, apesar de ser tão brasileira e de espelhar a nossa realidade, a nossa história… há nestas personagens algo que é humano e, por isso, talvez seja universal”, acrescentou. A obra foi escrita pelo baiano em 2019 e conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, marcadas por um acidente de infância, e que vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina. ‘Torto Arado’ já foi vencedor dos prêmios LeYa, Jabuti e Oceanos e segue sua carreira internacional.

Esta é a sétima edição do prêmio Montluc Résistance et Liberté (Resistência e Liberdade). A cada ano, são premiadas com €$ 5 mil (cerca de R$ 27,2 mil) nas categorias livro, uma peça ou uma obra literária. A premiação foi idealizada por Jean-François Carenco, atual ministro dos Territórios Ultramarinos da França. A cerimônia de premiação aconteceu na quarta-feira (3), no Memorial National de Prisão de Montluc, em Lyon. O local serviu como detenção militar durante a Segunda Guerra, foi fechado e se tornou um museu para relembrar a história do país.

JNXj1Q2.md.png

Foto: Divulgação

JNXXicg.md.png

Foto: Divulgação

Traduzido por Jean-Marie Blas de Roblès e publicado na França com o título “Charrue tordue” pela editora Zulma, “Torto Arado” também está na lista internacional do Booker Prize 2024. O evento acontece em maio deste ano.

No Brasil, Itamar Vieira Jr. ganhou o mais tradicional prêmio de literatura nacional, o Jabuti, em 2020. Depois do sucesso de Torto Arado (Todavia, 2019), ele lançou mais dois livros: Doramar ou a Odisséia: Histórias (Todavida, 2021) e Salvar o fogo (Todavia, 2023).

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe