Para além do farol: conheça dez lugares para apreciar o pôr do sol em Salvador

Para além do farol: conheça dez lugares para apreciar o pôr do sol em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Matheus Simoni | matheus.simoni@aloalobahia.com

Matheus Simoni/Alô Alô Bahia

Publicado em 02/04/2024 às 16:52 / Leia em 6 minutos

Com belas paisagens para cada lado da cidade, Salvador conserva uma característica diferente das outras cidades do Brasil. Com uma faixa litorânea extensa, a capital baiana tem um pôr do sol que é reconhecido internacionalmente. Pesquisas da Booking.com apontam Salvador como uma das cidades favoritas para ver o sol se puser. O ranking ainda tem cidades brasileiras como Rio de Janeiro, Jericoacoara e Búzios.

Para quem aprecia passar o fim de tarde e gostaria de lugares para além do já tradicional Farol da Barra, fica sempre a vontade de conhecer outros locais de Salvador para ver o sol ir embora. Pensando nisso, o Alô Alô Bahia reuniu dez indicações de lugares para apreciar uma das horas mais bonitas do dia.

Veja:

1) Rooftop da Casa do Carnaval

Localizada no Pelourinho, a Casa do Carnaval reúne as principais histórias e curiosidades envolvendo a folia momesca. Após apreciar as tradições carnavalescas, os visitantes do local podem subir para o rooftop do prédio e aprecisar um enorme mirante de frente para a Baía de Todos-os Santos. A área é onde funciona o restaurante Mãe Comida Afetiva, que conta com cardápio variado, espaço aconchegante e apto para receber bandas ao vivo.

2) Espaço Cultural Daniel Solis

Com área de eventos e espaço de frente para a Baía de Todos-os Santos, o Espaço Cultural Daniel Solis fica localizado na Vila Brandão, uma comunidade ao lado do Corredor da Vitória e banhada pelo mar. O local recebe eventos variados, encontros, exposições e música ao vivo, além de estar apto para ver o pôr do sol.

3) Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo

Famosa pelo filme o Pagador de promessas, a Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo reabriu as portas em 2018 após ficar quase 20 anos fechada. Construída em 1736, ela fica na rua do Passo e é um caminho da procissão dos sete passos de Jesus realizada pelos Carmelitas durante a semana Santa, na sexta-feira da paixão. A igreja conta com uma torre onde ficam os sinos do templo religioso. No local, o mirante possibilita uma vista privilegiada do Centro Histórico e da Baía de Todos-os Santos. Para agendar visitas, fiéis e visitantes devem buscar as redes sociais da igreja.

4) Casa de Iemanjá

Localizada ao lado da Paróquia de Sant’Ana, no Rio Vermelho, a Casa de Iemanjá concentra os festejos e celebrações à orixá rainha das águas no dia 2 de Fevereiro. O local conta com diversos pescadores e tem uma vista privilegiada para a orla do bairro boêmio.

JNdXxdQ.md.png

Foto: Mauro Utida / Mídia NINJA

5) Ponta de Humaitá

Chamado de Farol dos Namorados, o Farol da Ponta de Humaitá é um dos locais favoritos para quem quer tranquilidade para apreciar a vista para o mar. No pôr do sol, o visual deslumbrante que possibilita uma vista que vai da Cidade Baixa à Cidade Baixa. Localizada na Península de Itapagipe, o local acolhe a Igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat, convento e o terceiro farol de Salvador.

JNdOdxI.md.png

6) Museu de Arte Moderna / Gamboa de Baixo

Localizado na Avenida Lafayete Coutinho, a Contorno, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) conta com um rico repertório para quem quer passar um fim de tarde especial e apreciar o pôr do sol. Com espaço para exposições e mostras culturais, o museu ainda dispõe de cinema, livraria e espaço para shows, tudo isso banhado pelo mar da Baía de Todos-os-Santos. Outra opção na região é a praia da Gamboa de Baixo. Localizada em meio à comunidade do Solar do Unhão, a área pode ser acessada por barcos ou através de uma escadaria. O banho de mar é calmo e a praia é recheada de pedras redondas, o que permite uma experiência única.

JNdrwDG.md.png

Foto: Matheus Simoni / Alô Alô Bahia

7) Rua K, em Itapuã

A Rua K é uma transversal da avenida que liga o largo da Sereia, em Itapuã, a algumas das praias mais famosas de Salvador, em Stella Maris e Praias do Flamengo. O local conta com diversas barracas de praia e ainda é palco de práticas de stand-up paddle. Tudo isso com o pôr do sol como plano de fundo.

JNdtqR2.md.png

Foto: Pedro V./Foursquare

8) Larri Bistrô, na Aliança Francesa

Com um ambiente aconchegante e vista de causar inveja, o Larri Bistrô conta com inspiração em tradicionais bistrôs franceses para reunir no mesmo local um café, um bar e uma cozinha francesa. A vista para a Baía de Todos-os-Santos dá o toque de glamour para transformar a experiência uma das melhores da cidade.

9) Morro do Cristo

Próximo ao Farol da Barra, o morro do Cristo possui a vantagem de ser elevado e permitir a vista panorâmica de toda a faixa de praia da região. O gramado ainda possibilita a prática de meditação e yoga antes de celebrar a chamada “golden hour” pelos amantes do pôr do sol.

JN2Ha2e.md.png

10) Passeios marítimos

De todas as experiências, uma das mais marcantes para quem aprecia essa hora do dia é em alto mar. Salvador conta com diversas empresas especializadas em passeios de barco, inclusive para a região do Farol da Barra, o point mais badalado para ver o sol se por. No entanto, uma opção interessante para diversificar um roteiro é curtir em uma ilha, sem precisar sair da capital baiana para isso. As Ilhas de Maré e a dos Frades são acessíveis para quem adere ao barquinho pequeno, escuna ou lanchas que saem de São Thomé de Paripe (Subúrbio Ferroviário), do Terminal Turístico Náutico da Bahia (Comércio) ou da Bahia Marina (Av. Contorno).

JN27Wnp.md.png

Praia de São Thomé de Paripe (Foto: Belezas do Subúrbio)

 

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe