Premiação internacional: projeto urbano no Nordeste está entre os mais sustentáveis do mundo

Premiação internacional: projeto urbano no Nordeste está entre os mais sustentáveis do mundo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Publicado em 31/10/2023 às 11:56 / Leia em 2 minutos

Único representante da América do Sul no Seoul Design Award for Sustainable Daily Life – 2023, o projeto Microparques Urbanos de Fortaleza conquistou o 3º lugar na premiação promovida pelo Seoul Design Foundation e pelo Governo Metropolitano de Seul, na Coreia do Sul. Desenvolvido pela prefeitura da capital cearense, a iniciativa nasceu de uma política de interação social e valorização dos espaços verdes da cidade.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

A seleção avaliou iniciativas de designers e organizações de diversos países que tivessem contribuído de forma sustentável e harmônica para a população de cada lugar. “Os Microparques são uma forma de criar espaços públicos de forma rápida e econômica em áreas densamente povoadas por pessoas socialmente vulneráveis, carentes de espaços verdes e carentes de áreas para atividades sociais”,disse o governo Metropolitano de Seul sobre a premiação.

JfkaUDx.md.jpg
Atualmente, Fortaleza conta com três microparques urbanos, nos bairros de Parque Manibura, Barra do Ceará e Conjunto Ceará I, e deve receber, até agosto de 2024, outros 29 equipamentos. “É lindo ver a transformação a qual Fortaleza vem vivendo através desses espaços, antes degradados, e que hoje se configuram como pequenos oásis urbanos que colaboram com o microclima e criam uma total sintonia entre o meio ambiente e o meio construído”, pontua a secretária do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Luciana Lobo.

Projeto premiado

Em 2022, o projeto Microparques Urbanos venceu o prêmio internacional AIPH World Green City Awards. Intitulado “Transforming degraded land into Urban Micro Parks” (Transformando Áreas Degradadas em Microparques Urbanos, em tradução livre), o projeto ficou em primeiro lugar na categoria Living Green for Health and Wellbeing, em meio a iniciativas de todo o mundo.

Por Gabriela Cruz. Foto: Beatriz Boblitz.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe