Sem citar vencedor, Lula comenta eleições na Argentina: 'parabéns às instituições'

redacao@aloalobahia.com

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou, neste domingo (19), o povo e as instituições argentinas pela condução do processo eleitoral. Em post nas redes sociais, o brasileiro desejou sorte e êxito ao novo governo, sem citar o nome do vencedor, o candidato de extrema direita Javier Milei.

O governo tinha preferência, mesmo que nos bastidores, pela vitória do peronista Sergio Massa, aliado do atual presidente argentino Alberto Fernández, parceiro de Lula. Já Milei se define como ultraliberal, com um discurso bem distinto do de Lula.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

"A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica", começou o brasileiro.

"Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos", finaliza o post.

Também sem citar nomes, na última terça-feira (14), Lula afirmou que a Argentina é "muito importante" para o Brasil e que os vizinhos precisavam eleger um presidente que "goste de democracia". A discrição, desde o começo, visava a não derrubada de pontes caso Milei, que ficou em 2º lugar no primeiro turno, fosse eleito.

* Por José Mion, com informações do g1. Fotos: Ricardo Stuckert e Agustin Marcarian/Reuters.

​Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias