19 Nov 2023
Javier Milei derrota Massa e é eleito presidente da Argentina

Os números oficiais foram divulgados por volta das 20h30, mas dados de pesquisas boca de urna e institutos de pesquisa argentinos já davam como certa a vitória de Milei. Com 86% das urnas apuradas, Milei foi eleito com 55,95% dos votos.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Economista ultraliberal, Javier Milei chega ao poder com discurso radical antipolítica e pautas ultraliberais. Ele prometeu na campanha dolarizar a economia e fechar o Banco Central. Ele ingressou na política em 2021 com um novo partido (A Liberdade Avança), pelo qual conseguiu se eleger deputado, surpreendeu com uma liderança inesperada nas primárias de agosto passado, quando ficou em primeiro lugar por ampla margem.
Milei gerou polêmica ao criticar duramente o papa Francisco (a quem acusa de apoiar o comunismo), ao se manifestar contra a legalização do aborto e ao relativizar a violência militar durante a ditadura. Durante a campanha, Milei foi comparado a outros políticos de extrema direita, como o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e o ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PL).
* Por Matheus Simoni. Foto: Divulgação
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.