Samba, Reggae, Rock, MPB e muita risada; feriado é de diversão para todos

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Que Salvador abraça todos os ritmos não é novidade para ninguém. E esse feriadão é só mais uma prova disso. De Psirico à leveza do Jazz em Praia do Forte; do resgate cultural de Mariene de Castro com Roberto Mendes ao pop melódico de Melim e Tiago Iorc; sem esquecer dos riffs de guitarra do Angra e da percussão da Band’Aiyê, não falta opção para quem quer curtir os dias de calor que já fazem na capital baiana. Desce aí e se programe!

* Quinta-feira, 7 de dezembro:
 
JINNYga.md.jpg
A primeira edição do tradicional Ensaio do Psi acontece, a partir das 19h, na Área de Eventos do Santo Antônio Além do Carmo. Sob o comando do vocalista Márcio Victor, a banda Psirico receberá a participação da cantora Rachel Reis. A festa terá ainda show completo do grupo Attooxxa. Os ingressos estão à venda no Sympla.
 
JINN70g.md.jpg
Até domingo (10), acontece, em Praia do Forte, o Festival Jazz no Castelo – Música e Arte, que ganhou 3ª edição no Castelo Garcia D'Ávila, com programação sempre a partir das 17h. A proposta do festival é proporcionar uma experiência musical diversificada, destacando estilos consagrados de jazz, blues e soul. Estão confirmados nomes como Geleia Solar, Tiago Velame, Eric Assmar e Clariana. Confira a programação completa.

* Sexta, 8 de dezembro:
 
JINN5qF.md.jpg
Considerados dois grandes ícones da música brasileira, Mariene de Castro e Roberto Mendes celebraram o samba com um espetáculo especial na capital baiana até domingo, sempre às 20h, na Caixa Cultural Salvador. O show "Maria da Canção" comemora os 25 anos de amizade dos artistas, que apresentam um show que expressa a identidade cultural e as vivências do povo, em meio a sonoridades do Recôncavo baiano. No repertório, são explorados clássicos do próprio Roberto com parceiros, além de canções que integram o disco homônimo ao show, e versões de "Louvação a Oxum" e "Só se vê na Bahia". Os ingressos estão à venda no Sympla.
 
JINOWTQ.md.jpg
Com suas interpretações envolventes, o cantor pernambucano Caike Souza conquistou a internet e se apresentará pela primeira vez em Salvador, para onde traz a turnê "Voz, Violão e Piano", às 20h, no Teatro SESC Casa do Comércio. Acompanhado por nove músicos, o jovem artista vai se apresentar ao piano, trazendo os sucessos que chamaram a atenção de grandes artistas. Os ingressos estão à venda no Sympla.
 
JINOXjV.md.jpg
Para os amantes do reggae, a banda Diamba apresenta seu repertório cheio de sucessos no restaurante Mariposa Vilas, com abertura do DJ Magnata King Fyah, a partir das 19h. O couvert artístico é de R$ 30.
 
JINOMyx.md.jpg
Já para os saudosos do Carnaval, encerrando a Temporada 2023 do projeto Estação Rubi, no Wish Hotel da Bahia, o carnavalesco grupo baiano Paroano Sai Milhó se apresenta às 20h, com o show "Carnatal". Prestes a completar 60 anos de história em 2024, o mais antigo bloco vocal da Bahia traz repertório dançante, recheado de músicas natalinas e da folia baiana, como marchas sambas, afoxés, e música popular brasileira. Toda a programação – com dias, horários e valores – pode ser encontrada no site www.estacaorubi.com.br.

Para a criançada, o Circo Mundo Mágico é uma das opções para o feriadão, todos os dias, na Avenida Luís Viana Filho, próximo ao Shopping Paralela. A atração é uma dos espetáculos circenses mais tecnológicos da atualidade e chega a Salvador pela primeira vez. São mais de 30 tipos de apresentações, de palhaços, malabarista e trapezistas até um King Kong com mais de 11 metros de altura. Os ingressos estão à venda no Sympla.

* Sábado, 9 de dezembro:
 
JINehHG.md.jpg
A banda Melim, formada pelos irmãos Diogo, Rodrigo e Gabi, se apresenta em clima de despedida, na Arena Fonte Nova, a partir das 16h, dentro da festa Good Vibes. A festa, em 2017, foi também o primeiro show dos irmãos em Salvador. Quem também se apresenta no evento é o cantor Tiago Iorc, que promete uma apresentação repleta de musicalidade e canções que marcam sua trajetória. Os ingressos estão à venda na Ticket Maker.
 
JINeVln.md.jpg
Começando 20 minutos mais tarde, às 16h20, e não à toa, Illy apresenta, no projeto "Samba Djanira", o Samba do Brasil como é feito na Bahia, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). No repertório, a tão esperada "Djanira", um dos sucesso da cantora, e clássicos que vão de Batatinha a Belo, passando por Arlindo Cruz, Xande de Pilares, Conexão Negra. A entrada é gratuita.
 
JINeWSs.md.jpg
O cantor sertanejo Dan Valente grava, a partir das 15h, o registro audiovisual do projeto "DV in Samba", que, como o nome diz, reúne canções de samba com um toque especial de ritmo de piseiro. O show acontece na Arena Parque Santiago, e os ingressos estão à venda na Ticketmaker.
 
JINkl5b.md.jpg
O ator e humorista Marco Luque volta a Salvador com o espetáculo "Dilatados", nos dias 9 e 10 de dezembro, no Teatro SESC Casa do Comércio. No palco, ele apresenta histórias cômicas dos seus mais carismáticos personagens, como o "serumaninho" Mustafary e o motoboy paulistano Jackson Faive. As apresentações acontecem às 21h e 20h. Os ingressos estão à venda no Sympla.
 
JINk0ej.md.jpg
O alto astral da banda Só Na Paquera guia mais uma edição do "Pagogin", a partir das 17h, no Trapiche Barnabé. O evento segue valorizando o partido alto e o pagode, trazendo um repertório de sucessos. Os ingressos estão à venda no Sympla.
 
JINkYge.md.jpg
O duo Rosa Amarela apresenta pela primeira vez o show "ODARA" em Salvador, às 18h30, no Teatro Gregório de Mattos. Formada por Pris Mariano e Rodrigo Di Castro, a dupla faz um passeio cultural pelo  "sagrado e profano", com melodias e notas do repertório autoral deles. O show tem como influência rezas cantadas, aliadas à Música Popular Brasileira. Os ingressos estão à venda no Sympla.
 
JINvvae.md.jpg
Para quem busca uma programação mais agitada, noite adentro, a Sollares volta às origens e traz grandes nomes da cena eletrônica a Salvador, a partir das 22h, no Alto do Andu. Um dos maiores selos de música eletrônica do Brasil e nascida na capital baiana, a festa promoverá boa energia e conexão com a natureza ao som dos DJs Illusionize, Vegas, Mandragora, Antdot e Zuffo, além do duo Silver Panda. Os ingressos estão à venda na Ticket Maker.

* Domingo, 10 de dezembro:
 
JIN8Ult.md.jpg
Tradição do bloco afro Ilê Aiyê há 48 anos consecutivos, a final do Festival de Música Negra (FMN) acontece a partir das 15h, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu. Das mais de 110 canções inscritas, 17 foram selecionadas como finalistas e serão apresentadas ao público, que contará ainda com apresentações das finalistas e show da anfitriã Band’Aiyê e convidados. A entrada custa 1kg de alimento não perecível, em prol da campanha Bahia sem Fome.
 
JINvkF9.md.jpg
Com uma batida um pouco diferente, o Angra, uma das maiores bandas de heavy metal do Brasil, apresenta a nova turnê "Cycles of Pain Tour", na antiga Área Verde do Othon, em Ondina, a partir das 16h. O show, que também resgata clássicos da carreira de mais de 30 anos, é inspirado no 10º álbum de estúdio da banda, que retrata dores pessoais dos seus membros, e mantém a essência dos músicos de unir o peso do metal a influências da música brasileira e à sofisticação erudita. Os ingressos estão à venda na Ticketmaker.
 
JIN8SfI.md.jpg
A Quabales Banda faz o quarto e último domingo de música na Casa Rosa deste ano, a partir das 18h, em mais uma edição do projeto "Essa é a Bahia". O show, uma celebração da rica herança musical e cultural do estado, projetando artistas de comunidades como o Nordeste de Amaralina, conta com direção artística de Marivaldo dos Santos, que também integra o elenco do STOMP, de Nova York, há mais de 20 anos. Os ingressos estão à venda no Sympla.
 
JINkcdu.md.jpg
Sob o comando do cantor e compositor Armandinho, a capital baiana terá uma noite marcada pelo som do mais autêntico reggae nacional, a partir das 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. No repértório, o artista embalará o público com sucessos como "Desenho de Deus", "Outra Vida" e "Ana Lua". Os ingressos estão à venda no Sympla. E aí? Vai aonde?

* Fotos: Bruno Ricci (Marcio Victor), Karina Zambrana (Mariene de Castro e Roberto Mendes), Mariana Falcão (Illy), Hugo Tony (Tiago Iorc), Pedro Dimitro (Marco Luque), Marcos Hermes (Angra), André Frutuoso (Ilê Ayiê) e Divulgação e Reprodução/Redes Socias.

NOTAS RECENTES