Pro dia nascer feliz: confira dicas para começar o dia mais cedo em Salvador

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Com uma Geração Z ressignificando cada vez mais a vida noturna, bebendo menos e indo pra casa mais cedo, percebe-se uma tendência de intensificação das atividades diurnas. Até bares da cidade, com vista pro mar, como o 5571, colado no Farol da Barra, e o Blue Praia Bar (foto acima), na Praia do Buracão, no Rio Vermelho, têm criado programações alternativas, valorizando ações de estímulo a uma vida mais saudável.

O 5571 mesmo, neste sábado (19), recebeu dois educadores físicos para uma aula de Funcional, seguida de café da manhã com mesa de frutas. O Blue, no fim de semana passado, realizou vivência com yoga e brunch após a aula, desenvolvendo uma relação diferente com seu público. Vale acompanhar as redes dos dois e se programar para os próximos eventos.
 
HbIPLbt.md.jpg
Aproveitando esse clima e as belezas de um dia ensolarado em Salvador, fomos atrás de dicas para quem quer começar o dia cedo, aproveitando mais as horas claras nos fins de semana. O dia pode começar, por exemplo, com um mergulho no Porto da Barra e uma caminhada pela Ladeira da Barra e Corredor da Vitória, até chegar na Coffeetown (acima). Por lá, o brunch começa 8h30 e vai até as 14h, nos fins de semana. Perfeito para uma "manhã estendida".
 
HbIPi5N.md.jpg
Na Barra, ainda pertinho da praia, a Rua Doutor João Pondé traz duas ótimas opções, a padaria artesanal Padó (acima), comandada pela chef Elvira Mitsue, que tem no currículo passagens pelos restaurantes Amado, Ori, Origem e Gem, e o Espaço Conceito do Latitude 13 Cafés Especiais, recentemente indicado ao prêmio da Prazeres da Mesa como Melhor Cafeteria.

Pelo Rio Vermelho, um pouco de sol na Praia da Paciência tem seu valor, antes de tomar um café da manhã no Mafê Café (abaixo), na Casa Castanho ou na De Além Mar, que, aos domingos, abre às 8h com menu especial para começar o dia. Por ali, o Pasta em Casa e o Cuia são outras boas opções, ambos pet friendly, inclusive, para sentar e relaxar após o passeio com o animal de estimação.
 
HbIPseI.md.jpg
Mais afastada da orla, a Ahorita (abaixo) é uma opção convidativa e abre às 9h aos sábados, para aquela "passadinha” na padaria. A casa é um achado especial no meio dos prédios e casas da tranquila Rua Tupinambás. A ideia é que o cliente compre o pão e leve pra casa, mas o simpático cardápio rotativo pode fazer você ficar um pouco mais, perdido entre as foccacias.
 
HbIPZzX.md.jpg
O bairro da Pituba é outro que, cada vez mais, ganha novidades. Um passeio pela orla pode terminar na tranquila e arborizada Rua das Margaridas, onde, em maio, foi inaugurado o Lar Café Bistrô (abaixo). Com cara de quintal de casa, o espaço abre aos sábado e domingos para café da manhã, já às 8h.
 
HbIPDss.md.jpg
Com foco na produção artesanal de chocolares, a Casa Ópera abre um pouco mais tarde, às 10h, e é uma excelente opção para começar o dia mais doce. O café lá pode ser acompanhado com outras sugestões, como croissant. Aos domingos, a confeitaria Le Lapin (abaixo), dos chefs Cecília Moura e Calvin Coelho, também abre mais cedo para agradar os clientes que querem aproveitar mais o dia. Das 8h30 às 11h30, um cardápio exclusivo de brunch é oferecido, com direito a alguns doces, claro.
 
HbIPPJp.md.jpg
No Caminho das Árvores, a confeitaria, café e padoca Oxe, Como é Doce abre às 8h aos sábados, domingos e feriados, com menu de brunch bem variado, com direito a doces especiais, como macarons e muffins, e pães artesanais para comer lá mesmo ou levar pra casa.

Já no Horto Florestal, cada vez mais completo, o soteropolitano tem, pelo menos, três boas opções. Além do Almacem Pepe, o H Mall, no finalzinho da Waldemar Falcão, traz a D'Pepo Padoca Artesanal, a padoca do Pepo Restaurante, do chef Peu Mesquita, que abre já às 8h, de segunda a sábado. Lá, a Casa Chalabi, que oferece um menu árabe maravilhoso, abre mais cedo com menu especial com pastas como homus e coalhada, pão pita, esfiha e sanduíches.
 
HbIPtXn.md.jpg
Fotos: Reprodução/Redes Sociais.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias