Restaurantes baianos concorrem a Prêmio 'Melhores do Ano da Gastronomia'; confira indicados

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

A revista Prazeres da Mesa abriu, nesta quarta-feira (17), as votações na primeira etapa do Prêmio Melhores do Ano da Gastronomia 2023, quando jornalistas, chefs e profissionais da área apontam seus favoritos em 39 categorias. Este ano, foram 194 participantes, o maior colégio eleitoral para uma pesquisa desse estilo. 

Os restaurantes baianos Manga (dos chefs Kafe e Dante Bassi, na esquerda) e Origem (dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, na direita) são os destaques, com 4 e 3 indicações, respectivamente. Os dois estão indicados na categoria Restaurante do Ano, ao lado do Evvai e Mani, de São Paulo, e do Oteque e do Lasai, do Rio de Janeiro.

Eles voltam a disputar o posto de Restaurante do Ano da Região Nordeste, ao lado do Amado e da Casa de Tereza, também de Salvador, e do Arvo e Quina do Futuro, ambos de Recife.

Kafe Bassi, do Manga, e Lisiane Arouca, do Grupo Origem vão disputar a posição de Chef Pâtissier do ano, contra  Diego Lozano, do Levena (SP); Henrique Rossanelli, do Absurda (RJ), Pedro Frade, da Vila Anália (SP); e Rafael Protti, do Crime Pastry Shop (SP).
 
HgJ14pt.md.jpg
O Dona Mariquita (acima), da chef Leila Carreiro, no bairro do Rio Vermelho, disputa a vaga de Restaurante de Cozinha Brasileira de 2023, ao lado do Banzeiro, Jiquitaia, Lobozó, Notiê e Tordesilhas, todos em São Paulo.

A Melhor Cafeteria pode ser da baiana Latitude 13, que é indicada ao lado do Acervo Café, de Brasília (DF); do Café ao Léu, do Rio de Janeiro (RJ); e do  Coffee Lab, Los Baristas e Um Coffee Co, os três últimos de São Paulo (SP). O café baiano, inclusive, é produzido na Chapada Diamantina, que foi indicado como Melhor Roteiro Gastronômico Fora das Capitais.

O Manga sai na frente ainda, como único indicado do Nordeste a Experiência Gastronômica Que Encanta pelo Conjunto, ao lado do Evvai (SP), Lasai (RJ), Na Mata (GO), Ocyá (RJ) e do Parador Hampel (RS).
 
HgJ1sQs.md.png
Falando em experiência, o Txai Resort (acima), em Itacaré, aparece como candidato na categoria Melhor Hotel de Praia no Brasil, ao lado de empreedimentos em Porto de Pedras (AL), Praia do Preá (CE), Búzios (RJ), Angra dos Reis (RJ), Muro Alto (PE) e Ilhabela (SP). O Txai concorre ainda a Melhor Resort no Brasil, ao lado do Tivoli Eco Resort, em Praia do Forte.

Na cidade de São Paulo, mas comandado pelo chef e advogado baiano Rodrigo Freire, o Preto Cozinha, em Pinheiros, concorre a Novidade do Ano.

O resultado será divulgado no dia 28 de junho, em cerimônia no Memorial da América Latina, em São Paulo. Os votos pode ser dados pelo site da publicação até 7 de junho.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias