Preço médio de passagens aéreas atinge novo valor recorde em 2023

redacao@aloalobahia.com

Levantamento feito pelo g1, com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e divulgado nesta terça-feira (12), revela que o preço médio das passagens de avião para voos domésticos, em setembro, foi o maior já registrado desde o início da série histórica, em junho de 2010

O valor de R$ 747,66 considera a média de preço de todos os assentos comercializados no período, sem contar taxas aeroportuárias e pode subir nos próximos meses, já que as passagens aéreas foram o item que mais pesou no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de outubro e novembro, segundo resultados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Os dados são expostos em meio às negociações para o lançamento do programa "Voa Brasil" e após reunião entre o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e as companhias aéreas, que se comprometam a apresentar um plano para a redução dos preços das tarifas.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a aviação comercial em todo o mundo ainda sofre com impactos negativos da pandemia, aliados ao cenário de instabilidade na geopolítica mundial. "A aviação é fortemente afetada pelo câmbio do dólar, que representa 60% dos custos de uma companhia aérea. O dólar aumentou 19% de 2019 a 2022 e o preço do querosene de aviação (QAV), que corresponde por 41% dos custos das empresas aéreas, subiu 145% em 10 anos", justificou a Abear.

* Por José Mion, com informações do g1. Foto: Divulgação/Latam.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias