Poderoso empresário que zombou de equipe de saúde em Trancoso será processado pelo Estado

O empresário cearense Cláudio Henrique do Vale Vieira, presidente do Grupo CVPar,  que veio para a Bahia mesmo infectado com o coronavírus debochou da equipe de saúde que o encontrou na praia de Trancoso, no Sul do estado. Ao ser abordado pelos agentes, segundo o governador Rui Costa, ele teria dito: ‘o que é que um banho de mar não resolve? Mata qualquer vírus’. Rui afirmou que o Estado irá processar o empresário por atentado à saúde pública.

Ele só colocou uma máscara de proteção após a equipe de saúde ameaçar chamar a polícia. "Ela (a agente) já tinha pedido para ele colocar a máscara e ele fez deboche. O que isso mostra a todos nós é que só há um meio de conter atitudes criminosas como essa, é criar o constrangimento social", disse Rui.

De acordo com o governador, o empresário participou do casamento da influencer Manuella Minelli, em Itacaré, e foi para São Paulo. Lá, deu entrada no Hospital Albert Einstein com suspeita da Covid-19. O resultado dele deu positivo e o empresário foi indicado a ficar sob quarentena.

Ao invés disso, pegou seu jatinho com amigos e voltou para Trancoso. "(Ele) Chama oito pessoas para trabalhar na casa dele, para servir ele e os amigos dele, e uma das pessoas que estava trabalhando ouviu, ele, já bebendo, conversando, dizendo que tinha feito o exame e confirmado para a doença", contou Rui. Cerca de 16 pessoas que tiveram contato com o empresário estão sendo monitoradas.

De acordo com Rui, um dos funcionários - não necessariamente aquele que é o 10º infectado pelo coronavírus - esperou o empresário sair da casa e ligou para a Secretaria da Saúde, informando o caso. O cearense tinha deixado o exame positivo em cima de uma mesa e o funcionário o fotografou. "Isso é crime. Isso é colocar as pessoas em condições de risco", afirmou o governador. (com informações do CORREIO).

Saiba quem é Cláudio Vale

Advogado por formação, comerciante por vocação e atualmente empresário do setor financeiro, Cláudio Vale é fundador da CVPar Finanças, que possui unidades em polos estratégicos do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. Cláudio é também presença frequente nas principais colunas sociais do Brasil. Inclusive, seu aniversário de 40 anos, em 2016, foi assunto em veículos de grande circulação. Uma das atrações da festa, que aconteceu no Tivoli Mofarrej, em São Paulo, foi a cantora Preta Gil.

Abaixo, o comunicado oficial de Cláudio Vale

CARTA ABERTA

Aos Condôminos, colaboradores e demais frequentadores de Itapororoca e em especial à população do Município de Porto Seguro e do Distrito de Trancoso.

Diante da repercussão da entrevista prestada pelo Governador do Estado da Bahia nesta data, servimo-nos da presente para fins de divulgar carta aberta sobre o assunto, o que se faz para fins de preservar a dignidade, a segurança, a idoneidade dos signatários, e, principalmente, compartilhar a verdade dos fatos para a comunidade local e para toda opinião pública.

Na realidade os signatários, por estarem totalmente assintomáticos e sem qualquer confirmação de contaminação, deslocaram-se de São Paulo/SP para sua residência em Itapororoca na última quinta-feira. No dia seguinte um dos signatários recebeu o resultado “NEGATIVO” para contaminação, porém, no sábado, o outro signatário recebeu resultado positivo para contaminação. Diante da referida informação os signatários adotaram de imediato todos os procedimentos e protocolos recomendados pelos órgãos de saúde pública, inclusive fizeram contato direto com o Secretário da Saúde do Município e franquearam acesso de representantes da ANVISA e da referida Secretaria à sua residência, local em que se encontram em total isolamento. Única saída do isolamento ocorreu por determinação médica para realização de atendimento médico em Trancoso e exames de imagens em Porto Seguro, o que foi feito com prévia comunicação e coordenação da Secretária de Saúde.
 
Por segurança, todos os familiares, convidados e colaboradores que frequentaram o mesmo ambiente em Itapororoca também fizeram o teste tendo confirmação positiva de mais dois casos, os quais também se acham em isolamento e acompanhados pelas autoridades.

Portanto, diferente do que vem sendo divulgado, os signatários receberam seus diagnósticos enquanto já se encontravam em Itapororoca, local em que sem mantêm em isolamento social junto com familiares e colaboradores, seguindo rigorosamente as orientações e protocolos de segurança e saúde pública para contenção e mitigação dos riscos de contaminação de terceiros.
 
Claudio Henrique e Renata  

 

Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES