Manifestantes jogam sopa em quadro de Mona Lisa, no Museu do Louvre, em Paris

redacao@aloalobahia.com

Duas ativistas ambientais atacaram, neste domingo (28), a Mona Lisa, no Museu do Louvre, em Paris. A dupla atirou sopa contra o vidro blindado que protege a obra, justificando a sua ação com o desejo de promover "o direito a uma alimentação saudável e sustentável".

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Tido como um dos quadros mais famosos do mundo, criação de Leonardo Da Vinci, a Mona Lisa está exposta atrás de um vidro protetor desde 2005, justamente por já ter sido alvo de vandalismo em várias ocasiões.

Num vídeo publicado nas redes sociais, as duas mulheres usam camisetas com as palavras Food Riposte (Resposta Alimentar) escritas. Após passar por baixo de uma barreira de segurança e atirarem a sopa, questionaram o que é mais importante: "A arte ou o direito a uma alimentação saudável e sustentável?".

Segundo elas, o "sistema agrícola (francês) está doente. Os nossos agricultores estão morrendo no trabalho", acrescentaram, antes de serem retiradas por funcionários do museu, que colocaram painéis em frente à obra de arte e pediram que visitantes deixassem a sala.

Segundo o grupo Food Riposte, o governo francês viola os seus compromissos em questões como clima. A organização apela às autoriddes que criem um sistema de saúde equivalente ao estatal, facilitando acesso a alimentos saudáveis e, ao mesmo tempo, um rendimento decente para os agricultores.

O novo primeiro-ministro, Gabriel Attal, visitou uma propriedade rural e reconheceu que os agricultores estão numa posição difícil. "Por um lado dizemos 'precisamos de qualidade' e por outro lado 'queremos preços cada vez mais baixos'", disse. O jovem político considera que é necessário "encontrar soluções a curto, médio e longo prazo" e que medidas "adicionais" contra a "concorrência desleal" de outros países serão tomadas.

* Publicado por José Mion, via Agência Brasil, com informações da Agência Lusa. Foto: LUSA/Anadolu via Reuters.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias