Macron nomeia primeiro-ministro mais novo da história da França e primeiro abertamente gay, Gabriel Attal

redacao@aloalobahia.com

Com a demissão de Élisabeth Borne, ex-ministra de 62 anos e segunda mulher a chefiar o governo, o presidente Emmanuel Macron nomeou, nesta terça-feira (9), Gabriel Attal como o novo primeiro-ministro da França. Aos 34 anos, ele será a pessoa mais jovem da história da França a assumir o cargo e a primeira abertamente gay.

Na França, o cargo de primeiro-ministro é como o de um líder do governo no Parlamento, subordinado à presidência, ao contrário da Inglaterra, onde o primeiro-ministro é o chefe do Poder Executivo.

"A dupla Macron-Attal pode trazer uma nova vida (ao governo)", disse o pesquisador da Harris Interactive, Jean-Daniel Levy, avaliando o cenário atual do país, em que Macron tem lutado para lidar com um parlamento mais turbulento, sem a maioria absoluta após a reeleção em 2022.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

No final das contas, a mudança não acarreta grande transformação política, apesar de sinalizar um desejo de Macron de tentar aumentar as chances do seu partido centrista nas eleições de junho na União Europeia, indo além das impopulares reformas da previdência e de imigração do ano passado. No cenário atual, Macron está atrás do partido da líder de extrema direita, Marine Le Pen.

Attal se tornou um nome conhecido como porta-voz do governo durante a pandemia da Covid-19. Um dos políticos mais populares do país em pesquisas de opinião recentes, ele se mostrou um ministro atuante, à vontade em programas de rádio e no Parlamento.

* Por José Mion, com informações do g1. Foto: Joel SagetAFP.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias