Luto! Morre o ex-secretário e professor Jorge Portugal

O ex-secretário estadual da Cultura, professor Jorge Portugal morreu hoje (3), aos 63 anos. O Hospital Geral Roberto Santos, onde ele estava internado, acaba de divulgar: “O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) comunica, com pesar, o falecimento de Jorge Portugal, por volta das 20h15 (horário de Brasília), de falência cardíaca aguda. O professor e ex-secretário de Cultura da Bahia estava internado na unidade de terapia intensiva (UTI) cardiovascular da instituição.

 A diretoria do HGRS apresenta sua solidariedade aos familiares e amigos ao tempo que se coloca em oração.”

Sobre Jorge Portugal 

Natural de Santo Amaro, no Recôncavo, o professor Jorge Portugal também foi compositor e letrista aclamado, com parcerias de sucesso com Roberto Mendes, em ‘Só Se Vê Na Bahia’, e com Raimundo Sodré, em ‘A Massa’. 

Deixou a Secretaria da Cultura da Bahia em 2017, alegando questões pessoais e profissionais. Na TV, foi o idealizador e apresentador do programa “Aprovado”, exibido na TV Bahia. 

Luto oficial

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), lamentou a perda e decretou luto no estado nesta terça-feira (4). “Imensamente entristecidos, lamentamos a morte do ex-secretário de Cultura do Estado Jorge Portugal. Educador, poeta, compositor, Jorge era um homem de múltiplos talentos, exercidos com a energia e a simpatia que inspirava todos à sua volta. Era, antes de tudo, um homem apaixonado pela Bahia e pelo seu povo que estiveram sempre no centro do seu trabalho, fosse como administrador público, professor e artista. Como diz um dos seus versos: “Uma nação diferente, toda prosa e poesia, tudo isso finalmente, só se vê, só se vê na Bahia”. Nossos sentimentos para seus amigos e familiares por essa grande perda”.

Homenagens

ACM Neto: "A Bahia perde hoje um grande professor, poeta e compositor que trouxe valorosas contribuições para a educação e cultura da nossa terra. Que Deus conforte os familiares e amigos de Jorge Portugal neste momento de profunda dor". 

João Leão: "Jorge Portugal é um amigo querido com quem tive o imenso prazer de trabalhar na política. Aos familiares e amigos meus sentimentos por este momento de pesar". 

Maurício Magalhães: "Foi maravilhoso em tudo que fez. Ele deixa em suas canções, músicas, em seus projetos como o Programa Aprovado, em suas poesias, em seu habitual sorriso lindo, uma memória inesquecível.Sentirei e sentiremos muita saudade dele mesmo sabendo que lá de cima estará com a sensação de missão cumprida. Daqui de baixo seguiremos com ele em nossos corações". 

Angelo Coronel: "Chove muito em Salvador, chora Santo Amaro, chora a Bahia, lágrimas do Recôncavo! Parte o mestre de tantas gerações, poeta, compositor, nosso querido professor de redação, eterno Jorge Portugal!". 

Jaques Wagner: " Recebemos, eu e Fátima, com profunda tristeza a notícia do falecimento do querido Jorge Portugal. Professor, artista entusiasmado pela cultura, o que o levou à missão de ser secretário de Cultura da Bahia. Nossa solidariedade com os familiares e amigos". 

Edgar Abbehusen: " Conterrâneo do meu recôncavo, obrigado por tudo e por tanto. Por ser um Jorge guerreiro da cultura e um defensor da educação inclusiva que transforma. Obrigado pela cachaça em Palmeiras, na Chapada Diamantina e pelas boas risadas no Hostel da Dona Ená. Você é o tipo de gente boa que "SÓ SE VÊ NA BAHIA".

Leo Prates: " Hoje perdemos um grande Educador. O ex-secretário de cultura Jorge Portugal fez história pela sua facilidade com as letras, a incrível facilidade de lecionar e a generosidade de compartilhar conhecimento. Agradecemos por essa imensa contribuição, professor! Vai em paz". 

Matéria relacionada: Jorge Portugal é internado no Robeto Santos e está em coma induzido


Foto: divulgação. Siga o insta@sitealoalobahia

NOTAS RECENTES