18 Apr 2023
Lula estuda recuo em medida que suspende isenção de impostos em importados

Atualmente, não é cobrada a tributação de quem importa como pessoa física até U$ 50. Com a suspensão da medida, passando a cobrar taxação de qualquer valor, a pasta esperava arrecadar cerca de R$ 8 bilhões do total de R$ 155 bilhões que a Fazenda pretende recolher a mais com novas medidas.
Nas redes sociais, no entanto, o anúncio repercutiu negativamente e, segundo Andrea Sadi, da GloboNews, o governo pode voltar atrás e ainda discute como seria esse recuo. De acordo com a jornalista e apresentadora, nos bastidores, Lula disse querer manter a isenção de compras de até U$ 50 para pessoas físicas, sob argumento de que não quer "afetar as pessoas comuns".
O problema é que muitas das empresas usam a brecha para não pagar o tributo de importação, como o Alô Alô Bahia já havia noticiado. O presidente, segundo dois ministros ouvidos pelo blog de Sadi, insiste que o foco seja na fiscalização de quem usa e não o fim da isenção.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Foto: Justin Chin/Bloomberg.