'Habitual e imprevisível': VEJA lança série de três episódios sobre João Gilberto; assista

redacao@aloalobahia.com

Começa a ser exibido, nesta sexta-feira (8), no site da VEJA, o documentário "Bim Bom — Na Batida do João", uma parceria da revista com a produtora Doc. Films. A produção, fruto de mais de 20 horas de gravação, rendeu três episódios, "O Dono da Bossa", "O Gênio da Perfeição" e "A Voz". Os outros dois episódios serão liberados nestes sábado (9) e domingo (10).

No roteiro, amigos e familiares traduzem a grandiosidade do músico baiano, que protagonizou de grandes sucessos a polêmicas com a mesma intensidade. São reveladas suas manias, algumas desagradáveis à maioria daqueles que estavam a seu redor, e a relação conturbada com o relógio, que o fez aparecer 4 horas atrasado em um jantar na casa de Dorival Caymmi.

As imagens provam que todos que com ele conviveram têm algum caso incomum para relatar. Muitos desses relatos, inclusive, ajudam a ilustrar a busca obsessiva do artista pela perfeição. "Além de ter influenciado meu gosto, João me abriu para um mundo de silêncio e contemplação", revela Gilberto Gil ao relembrar quando João o convenceu a ir a Los Angeles, nos Estados Unidos, apenas para visitar um centro de meditação que ele havia frequentado.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Além de Gil, uma turma de peso, composta por nomes como Roberto Menescal, Dori Caymmi, Jards Macalé e Baby do Brasil, dá uma perspectiva de como o homenageado impactou suas carreiras no documentário, que traz ainda fragmentos de duas canções inéditas, uma composta para a neta Sofia, de 7 anos, e outra encontrada por Menescal. 

"A história tem tudo para surpreender, mostrando a dualidade de um artista que pôs o Brasil no mapa mundial da música. O João era ao mesmo tempo recluso e carente, paciente e intempestivo, habitual e imprevisível", contextualiza Priscila Manni, vice-presidente da Doc. Films, em entrevista à Veja.
 
* Por José Mion. Foto: Nellie Solitrenick//VEJA.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES