Uma cerimônia realizada na manhã deste sábado (2) marcou o hasteamento da Bandeira Azul em dois locais da Baía de Todos-os-Santos: a Praia da Viração e a de Nossa Senhora do Guadalupe, ambas na Ilha dos Frades, em Salvador. O selo é um prêmio ecológico internacional que certifica praias, embarcações e marinas que seguem critérios como qualidade da água, educação ambiental, segurança, turismo sustentável e responsabilidade social.
O título da temporada 2024/2025 foi concedido após avaliação de um júri. As duas praias soteropolitanas ocupam a lista nacional de 46 localidades – sendo 38 praias e 11 marinas – que conquistaram a bandeira. Outros locais baianos também foram certificados: Guarajuba (Praia do Paraíso) e o Yacht Clube da Bahia, em Salvador.
Esta foi a segunda vez que a Praia da Viração recebeu o selo. Já a Praia de Nossa Senhora do Guadalupe ganhou o título pelo terceiro ano. O programa Bandeira Azul avalia critérios rigorosos estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE), com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade.
A Ilha dos Frades é um paraíso de belezas naturais com 6km de extensão e mais de 13 milhões de m². Pertencente ao município de Salvador e localizada próxima ao centro da Baía de Todos os Santos, o local, descoberto no início do século XVI, também proporciona experiências gastronômica com excelentes opções.
Veja fotos: