O empresário Luiz Mendonça Filho, de 74 anos, será a personalidade homenageada na Festa do Senhor do Bonfim de 2025. O baiano será o juiz da celebração, cargo que funciona como uma espécie de presidência de honra, além de forma de homenagem. Luiz Mendonça começou sua trajetória profissional ainda criança e, aos 18 anos, já era dono de uma frota de táxi, negócio que o inspirou a criar o Grupo LM, que atua em todo o país com diversos negócios.
“Ele é um empresário de sucesso na Bahia e no Brasil, mas é, acima de tudo, um exemplo de vida. É um homem que saiu do município de Cairu e veio estudar em Salvador, onde começou a vender caixinhas de fósforo na feira de Água de Meninos. Depois, passou a criar pintos, chegou a ter uma frota de bicicletas e, hoje, possui uma frota de mais de 120 mil veículos”, disse Marcelo Sacramento de Araújo, presidente da Devoção do Senhor do Bonfim.
“Ao longo de sua caminhada, Luiz Mendonça Filho nunca esqueceu dos mais pobres e necessitados”, completou Marcelo Sacramento. O nome do empresário já havia sido divulgado em outubro. Nesta segunda-feira (23), ele participou do anúncio da programação da Festa do Bonfim. O juiz da festa deste ano foi o 1º tesoureiro da devoção, Marcus Peleteiro.
“Minha vida é simples. Sempre foi feita com trabalho e muita fé em Deus”, celebrou o empresário Luiz Mendonça Filho. “Eu sou um católico fervoroso. Frequento a missa todos os domingos. Entro para a abertura da missa, na Igreja da Vitória, carregando uma cruz, depois faço a primeira leitura e comungo”, completou.
No ano passado, Luiz Mendonça lançou um livro sobre sua trajetória profissional. Ele conta que começou a trabalhar aos 9 anos de idade para atender um desejo da mãe.
“Eu fui trabalhar porque minha mãe me fez um pedido muito especial. Ela queria que, quando eu ganhasse um salário, comprasse uma toalha felpuda. Ela se enxugava com um saco de açúcar velho, que corroía a pele dela”, contou. Hoje, Luiz Mendonça é dono de seis empresas que empregam, juntas, mais de cinco mil pessoas.