Um colégio baiano aparece em 10º lugar no ranking das escolas do Brasil com os melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Trata-se do Bernoulli, com unidade no Caminho das Árvores, em Salvador. Esta é a única instituição que representa o estado na lista.
O top 10 faz parte de um estudo elaborado pela plataforma de ensino SAS Educação. A empresa teve acesso aos microdados do vestibular e disponibilizou um panorama. O resultado foi divulgado pela CNN Brasil na última sexta-feira (6).
Aparecem ainda no ranking representantes do Ceará – em 1º, 2º e 3º lugar -, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal. São Paulo ficou de fora da classificação.
O Bernoulli aparece duas vezes na listagem. Em 9º lugar – pela unidade de Belo Horizonte (MG) – e, em sequência, na Bahia. A reportagem procurou a instituição para ter um posicionamento sobre a colocação, mas não recebeu retorno. A SAS também foi procurada para dar mais detalhes sobre o método do cruzamento de dados.
Em junho, o colégio já havia ganhado destaque por conquistar o quarto lugar na classificação das melhores escolas do Brasil a partir da nota geral do Enem com redação – a média da unidade foi de 730,78. Os dados foram filtrados por especialistas da startup AIO Educação
Confira o ranking:
- Colégio Farias Brito (Fortaleza, Ceará)
- Colégio Ari de Sá – Major Facundo (Fortaleza, Ceará)
- Colégio Ari de Sá – Mario Mamede (Fortaleza, Ceará)
- Colégio Santo Antônio (Belo Horizonte, Minas Gerais)
- Colégio Pensi (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
- Colégio de Aplicação da UFV (Viçosa, Minas Gerais)
- Colégio Pódion (Brasília, Distrito Federal)
- Colégio Fibonacci (Ipatinga, Minas Gerais)
- Colégio Bernoulli (Belo Horizonte, Minas Gerais)
- Colégio Bernoulli (Salvador, Bahia)