A exposição inédita “Trans Laerte”, que celebra a obra da cartunista Laerte Coutinho, vai desembarcar em Salvador. A mostra fica em cartaz entre os dias 13 de dezembro de 2024 e 23 de fevereiro de 2025, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia. A entrada é gratuita e a visitação pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 20h.
Com curadoria do pesquisador e escritor Nobu Chinen, o acervo da exposição inclui cartuns, tirinhas e charges produzidos ao longo de mais de cinco décadas de trabalho de uma das principais cartunistas e chargistas do Brasil. A mostra, que já passou por Brasília e Curitiba, oferece recortes de diversas fases da intensa produção de Laerte, desde a revista amadora Balão – da qual foi uma das fundadoras, no início da década de 1970 – até as suas histórias mais recentes.
“É uma oportunidade rara de conhecer, rever e apreciar o talento dessa artista genial. De se inquietar com sua aguçada inteligência e sensibilidade e de se divertir com seu estilo de humor e ironia – aliás, nem sempre fina”, destaca Chinen. Ainda na avaliação dele, que também é membro do Observatório de Histórias em Quadrinhos, “ninguém chegará à porta de saída da mesma maneira que entrou na exposição, pois algo da desafiadora e corajosa Laerte irá junto”.