Na última terça-feira (3), um asteroide chamado COWECP5 chamou a atenção do sistema global de defesa da NASA, projetado para monitorar objetos celestes que possam oferecer risco à Terra. Com apenas 68 centímetros de largura, o fragmento foi detectado em rota de colisão com o planeta, gerando preocupação inicial.
Os especialistas acompanharam de perto o asteroide, que foi classificado como de baixo risco devido ao seu tamanho. Ao entrar na atmosfera terrestre, COWECP5 se desintegrou completamente, sem causar qualquer impacto significativo.
Apesar de pequeno, o asteroide proporcionou um espetáculo visual impressionante. Sua desintegração gerou uma bola de fogo brilhante no céu da Sibéria, região no norte da Rússia. De acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA), o fenômeno ocorreu sobre a área de Yakutia, no leste siberiano, às 16h15 do horário local.
Moradores da região relataram ter visto o céu se iluminar por alguns segundos com o que descreveram como uma “bola de fogo muito brilhante”.
¡ENTRADA ATMOSFÉRICA! 💥
El asteroide, actualmente denominado #COWEPC5, ingresó a la atmósfera terrestre y se destruyó de forma segura debido a su pequeño tamaño (~70 cm de diámetro). ¡Se dejó ver a pesar de la remota ubicación!pic.twitter.com/GenAJJvyJO— Frontera Espacial (@FronteraSpacial) December 3, 2024