Centro Histórico de Salvador ganha novas placas turísticas e reconhecimento internacional

Centro Histórico de Salvador ganha novas placas turísticas e reconhecimento internacional

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Jefferson Peixoto/Secom PMS e Guilherme Pedrotti/OCBPM

Publicado em 03/12/2024 às 12:21 / Leia em 4 minutos

Salvador recebeu oficialmente 41 novas placas de sinalização turística para o Centro Histórico. A ação correu durante a abertura do 11º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, realizada na tarde da segunda-feira (2), no Cine Glauber Rocha, no Centro. O material integra o projeto desenvolvido pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), com o patrocínio da Vale e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Rouanet.

A entrega foi feita pela responsável técnica pela área de turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e executiva da OCBPM, Marta Feitosa, ao titular da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Secult), Pedro Tourinho. As placas funcionam como ferramentas de democratização da cultura e visam não apenas guiar os turistas, mas também impulsionar a visitação.

Todo o trabalho foi desenvolvido em conformidade com o Guia Brasileiro de Sinalização Turística do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). É o mesmo padrão encontrado em qualquer local reconhecido como patrimônio pela Unesco no mundo.

Tourinho destacou a importância da sinalização e também da realização do evento em Salvador. “Recentemente fizemos um investimento grande em sinalização. No ano passado, instalamos centenas de placas, e essas agora vêm para somar ainda mais a esse processo de valorização do patrimônio”, declarou.

21s5w1S.md.jpg

Centro Histórico de Salvador ganha novas placas turísticas e reconhecimento internacional

Turismo e patrimônio – O titular da Secult também ressaltou que a preservação e a potencialização do patrimônio são fundamentais para cidades históricas como Salvador. “Então, poder sediar esse evento aqui na cidade é muito bom, porque ampliamos essa discussão, fazemos trocas de experiências e reafirmamos nosso compromisso com a preservação e a movimentação do patrimônio”, disse.

“É com muita felicidade que estamos realizando esse encontro em Salvador e tendo o benefício de participar e dividir a pauta com o Turismo Criativo, que é algo sensacional. Nesse momento, estamos entregando o projeto completo e as placas de sinalização turística do sítio do patrimônio mundial de Salvador. O presidente da OCBPM encabeçou a ação e estruturou essa estratégia tão importante para nove sítios do patrimônio mundial. O turismo é um vetor importante de desenvolvimento para cidades que são patrimônio mundial, pois traz, além de tudo, sustentabilidade econômica e financeira”, acrescentou Marta Feitosa, representando o presidente da OCBPM, Mário Nascimento.

Selo – Durante o evento, Salvador também recebeu o selo Creative Friendly Destination da rede Creative Tourism Networking. “É uma honra e uma grande satisfação apresentar a certificação e o título ‘Salvador, Creative Friendly Destination’, que distingue destinos globais comprometidos com a criatividade e o turismo criativo como ferramenta de desenvolvimento sustentável. Desejamos dar as boas-vindas a Salvador na Rede Mundial de Turismo Criativo, com a certeza de que hoje começa um futuro rico em projetos virtuosos”, destacou a diretora-executiva da rede, Caroline Couret.

Evento – A programação do 11º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, que este ano ocorre conjuntamente com a Conferência Internacional de Turismo Criativo, se estende até a próxima quinta-feira (5), com palestras, debates e painéis na Casa das Histórias, no Comércio. Promovido pela Prefeitura de Salvador, pela OCBPM e pela Creative Tourism Network, o evento tem como tema central: “Turismo Criativo, Patrimônio Vivo: Inovação e Parcerias para Revitalizar Cidades Históricas e Patrimônio Mundial”.

 

 

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe